TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURIOSIDADES DA CACHAÇA

Casos: CURIOSIDADES DA CACHAÇA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 5

CURIOSIDADES DA CACHAÇA

-Só a partir do século XVI, a cachaça, da mesma forma que se fazia com os restos da fermentação do suco da uva, começou a ser destilada através do alambique. Seu primeiro nome foi aguardente de cana, e era servida aos escravos junto com a primeira refeição do dia, para que pudessem suportar melhor o trabalho nos canaviais. Com o passar do tempo, o processo para a obtenção dessa aguardente foi se aprimorando, assim como sua qualidade.

-Muitos autores atribuem a invenção da caipirinha à princesa Carlota Joaquina. Segundo estes, ela teria sido consumidora voraz de cachaça e, misturando frutas tropicais à aguardente, preparava compotas. Apesar de ser possível localizar relatos de que a dama consumia por mês cerca de 20 litros de uma mistura de aguardente, limão e açúcar, a versão mais aceita para a criação da bebida é a apresentada, dentre outros, por Ricardo Luís de Sousa no artigo “Caipirinha, ou seja, cachaça, limão e açúcar: breve história de um relacionamento”, publicado na revista Textos do Brasil número 13.

-Quanto à caipirinha, ela surgiu quando os escravos, esses grandes experimentadores e criadores da culinária brasileira, resolveram misturar à cachaça sucos de frutas que, como o limão, eram tradicionalmente ignoradas pela elite branca. A bebida teve como antecedente a batida de limão, de origem também escrava, e tornou-se completa quando a ela foram adicionados açúcar e casca de limão. A origem do termo “caipirinha” permanece, todavia, obscura, uma vez que não há nenhuma ligação histórica entre seu consumo e a figura do caipira, habitante do interior brasileiro, tradicionalmente associado às regiões de Minas e São Paulo.

-O primeiro engenho de que se tem registro no Brasil foi montado em 1516, em Pernambuco, na Feitoria de Itamaracá;

-Caipirinha é bebida que tem decreto, ou seja, tem ordem de feitura emanada por instâncias superiores:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei No 8.918, de 14 de julho de 1994,

DECRETA:

"Art. 81.

§ 4o Caipirinha é a bebida típica brasileira, exclusivamente elaborada com Cachaça, limão e açúcar.

§ 5o O limão de que trata o § 4o poder ser adicionado na forma desidratada." (NR)

"Art. 91. Aguardente de Cana é a bebida com graduação alcoólica de trinta e oito a cinquenta e quatro por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida de destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro.

§ 1o Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de trinta e oito a quarenta e oito por cento em volume, a vinte graus Celsius e com características sensoriais peculiares." (NR)FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

-É costume de alguns brasileiros ao tomar um cálice de pinga oferecer “um pouquinho para o santo” dizendo estas palavras enquanto derrama umas gotas da bebida diretamente no chão, numa atitude desprovida de bem ou mal. Pode ser qualquer santo, intimamente conhecido ou coletivizado. A ideia é que a bebida aproxima a entidade numa proposta de convívio, parceria e intimidade.

-O Museu da Cachaça é uma entidade particular localizada em Maranguape - CE, a 60 km da capital, Fortaleza. Foi criado em 2000, no local onde funcionou a primeira unidade de produção da cachaça Ypioca.

Possui um acervo arquitetônico e cultural do século XIX.

Além da história da cacha,a, sua cultura, costumes e geografia, mostra também documentos, fotos, garrafas antigas e ambientes que representam o processo de fabricação. Lá fica o maior tonel de madeira do mundo, com 8 m de altura e capacidade de 374 000 litros.

-Na culinária cearense, a cachaça é ainda utilizada no preparo de carnes. Diz a

lenda que ela reduz a gordura e a “mágoa do animal abatido”.

-De acordo com a agência de informações da Embrapa:

A cachaça é produzida em todos os estados brasileiros, mesmo naqueles onde o cultivo da cana-de-açúcar não é favorável. Os maiores produtores de cachaça são: São Paulo (45%), Pernambuco (12%), Ceará (11%), Rio de Janeiro (8%), Minas Gerais (8%), Goiás (8%), Paraná (4%), Paraíba (2%) e Bahia (2%), sendo os três primeiros responsáveis por quase toda a produção de cachaça industrial.

-Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça, o país tem capacidade instalada para produzir cerca de 1,2 bilhão de litros por ano.

-A Alemanha é um dos maiores importadores da cachaça do Brasil, seguidos pelos Estados Unidos. De janeiro a agosto deste ano, o país gastou cerca de R$ 5,67 milhões com a importação;

-A maior parte dos barris existentes no Brasil são provenientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com