TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURRÍCULO E EDUCAÇÃO: ORIGENS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Dissertações: CURRÍCULO E EDUCAÇÃO: ORIGENS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

O texto aborda um assunto complexo refente ao processo de educação e seu contexto prático em relação à teoria pedagógica do planejamento da educação e currículo. A autora promove uma análise que expõe o atual panorama existente na prática docente que propõe estratégias com as propostas de interligar as necessidades de conhecimento demandadas pela sociedade em seus diversos contextos sejam profissionais, sejam de formação do indivíduo. Este estudo torna-se importante pela condução da discussão sobre a forma eficiente como se vem promovendo as práticas pedagógicas dentro do contexto educacional não apenas no Brasil, mas no mundo.

Sobre a noção de interação currículo-aprendizagem, a autora enfatiza: “É viável destacar que o currículo constitui o elemento central do projeto pedagógico, uma vez que oportuniza o processo de ensino-aprendizagem.” Neste sentido, utiliza-se a contribuição de Sacristán (1999, p. 61) afirmando que: “O currículo é a ligação entre a cultura e a sociedade exterior à escola e à educação; entre o conhecimento e cultura herdados e a aprendizagem dos alunos; entre a teoria (idéias, suposições e aspirações) e a prática possível, dadas determinadas condições.

Como referência de características do entendimento sobre a formação de um currículo, a autora confere alguns aspectos como: O currículo formal, que segundo o texto, refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino e é expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo. O currículo real que é o currículo que acontece a cada dia dentro da sala de aula, com professores e alunos, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. E também há uma referência ao currículo oculto queé usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores

Na discussão, a autora utiliza-se de recursos bibliográficos, onde a estratégia de estudo se baseia nas literaturas a respeito do tema dos estudiosos influentes no contexto pedagógico mundial. Com isso, traça-se um estudo com um conteúdo conclusivo e de grande relevância para os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

2 DESENVOLVIMENTO

O pensamento inserido na questão curricular foi organizado pelos autores em alguns tópicos que forma um entendimento da questão universalista que leva a construção de conhecimento essencial para os indivíduos estabelecerem uma causa social de transformação.

É importante, neste estudo, compreender as formas de aprendizado que evoluíram ao longo do tempo, acompanhando a dinâmica social e sendo primordial para a construção do projeto de disseminar os conhecimentos de maneira eficiente e padronizada. Consiste, também, que se avaliem os objetos de estudos contidos nas propostas de ensino incluídas nos currículos, pois eles devem ser reformulados constantemente. Ressaltam-se os históricos sobre a formação dos profissionais ao longo dos tempos perante o mundo, bem como a situação do tema e suas evoluções no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com