TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURVA ABC

Exames: CURVA ABC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

– Usando a Curva ABC!

O método e uso da Curva ABC é muito simples. Leia todo o artigo com atenção (em especial o penúltimo parágrafo) e você se surpreenderá – pronto para fazer a sua Curva ABC e obter os ganhos que ela oferece – já!

O nome – Curva ABC – é para lembrar, ressaltar que ABC são as três letras que estão na frente de todo o alfabeto. É uma analogia, para nos lembrar que o mais importante deve ser visto primeiro.

A Curva ABC, num gráfico, tem um desenho característico. Veja figuras abaixo.

Numa definição simples, Curva ABC é um recurso para identificar os itens mais importantes a considerar dentro de uma quantidade geralmente grande de itens.

A Curva ABC, também conhecida como Classificação ABC, ou Lei de Paretto (“primo rico do Murphy”), nada mais é que a constatação de que a maioria das coisas que ocorrem “livremente” (preços de mercado, tamanhos de arquivos, tempos de espera), quando colocada num gráfico, com uma classificação de valores (do maior para o menor, por exemplo), segue uma distribuição de ocorrência como mostrado no exemplo da figura-janela abaixo.

Se desejar ver como foi construída esta curva ABC (recomendo ler antes o restante do artigo), ou testar com outros valores, acesse, analise e teste diretamente o arquivo original (planilha de cálculo). O ponto-chave da Curva ABC é ver – constatar – que as maiores parcelas do VALOR (acumulado) correspondem às menores parcelas da QUANTIDADE. Tem-se em média 35% do valor total para apenas 20% do total de itens. Os próximos 30% dos itens acumulam 75% do valor, e os últimos 50% correspondem a 25% do valor. Os 30% finais da quantidade correspondem a apenas 10% do valor total.

Chamamos de A os itens de maior valor, de B os de valor intermediário e C o restante – A B C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com