TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTO DE OPORTUNIDADE

Trabalho Escolar: CUSTO DE OPORTUNIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  587 Visualizações

CUSTO DE OPORTUNIDADE

O conceito de custo de oportunidade se refere a uma possível perda de rendimentos pela opção por uma determinada alternativa em detrimento de outra, seu calculo pode ser feito em função da diferença de resultados entre duas alternativas.

Assim, o custo financeiro do estoque por referencia a um possível rendimento que o capital imobilizado teria, caso fosse aplicado em algum outro nesse negocio ou organização. Neste aspecto a aplicação em outro projeto seria a alternativa a decisão tomada de investir a capital em uma conta do ativo.

Para tornar o conceito mais obvio pode-se imaginar um exemplo no qual um micro empresarial o proprietário do imóvel da sua loja, deve decidir continua ou não o seu negocio. É claro para este comercio vale a pena, o seu resultado mensal deve ser superior a um possível aluguel do seu prédio, pois em caso contrário, seria melhor fechar a loja a e alugar o prédio.

Neste exemplo, o aluguel é visto como uma alternativa e por isto, o seu possível valor poderia ser considerado um custo de oportunidade de utilização do imóvel para o seu negocio.

De maneira mais abrangente, se considera o custo de oportunidade de um ativo é calculado multiplicando- se o seu valor de mercado pela taxa de oportunidade da empresa.

CUSTO DE SERVIÇOS DE INVENTÁRIO

No final de cada atividade as empresas devem inventariar os seus estoque de matérias (matérias primas, matérias de embalagens etc.) produtos acabados e em elaboração, serviços em andamento e mercadorias para revenda.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com