TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo De Oportunidade

Trabalho Escolar: Custo De Oportunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  729 Visualizações

Custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada. O custo, até mesmo o custo social, é causado pela renúncia da entidade aos benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou ao mais alto retorno que

poderia ser gerado numa aplicação alternativa. Por outras palavras, o custo de oprtunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida.

Ao tomar uma determinada escolha, deixa-se de as demais possibilidades. A alternativa escolhida, associa-se como custo de oportunidade o maior benefício não obtido das possibilidades não escolhidas. Portantanto, a escolha de uma determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar. O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade". O custo de oportunidade não é definido em termos de qualquer coisa que pode ser valorizada pela pessoa ou entidade envolvida.

Curva de possibilidade de produção: também conhecida como fronteira de possibilidade de produçao expressa graficamente o limite máximo que uma determinada economia pode produzir através da combinação de dois recursos, por exemplo, capital e terra. pode também ser expressa para demonstrar o quanto a economia pode produzir de dois bens e a relação entre estes. Para produzir mais de uma unidade do bem A, por exemplo, é necessário abrir mão de uma determinada quantidade do bem B, essa determinada quantidade é dada pela taxa marginal de substituição (TMS).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com