TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo De Oportunidade

Pesquisas Acadêmicas: Custo De Oportunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

Compreender e aplicar na prática o conceito de custo de oportunidade

O custo de oportunidade é um conceito económico que permite fazer referência ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis.

Por exemplo quanto custa ver um filme no cinema?

E se enquanto o filme estiver passando, você estivesse perdendo o jogo do Brasil na final da Copa do Mundo?

Claramente, quando você deixa de fazer algo, isso tem um custo.

É caso para dizer que o custo de oportunidade está associado àquilo a que um agente económico renuncia na hora de tomar uma decisão. O custo de oportunidade também é o custo de um investimento não levado a cabo (calculado, por exemplo, com base na rentabilidade esperada dos fundos investidos).

Prestadores de serviço são muito bons em ter um senso do custo de oportunidade. Por exemplo, eles percebem que fazer um “desconto especial” para um amigo pode sair bem caro se isso significar que ele vai ter que recusar outro trabalho que paga melhor.

Para que um investimento tenha lógica financeira, o seu rendimento deve ser, no mínimo, igual ao custo de oportunidade. Caso contrário, seria mais aquilo que se iria perder por descarte do que aquilo que se ganharia pelo investimento concretizado.

De certa forma, todo mundo vende seu tempo, então é importante estar ciente que mesmo que algo não tire dinheiro da sua carteira, o custo de oportunidade não é apenas real, mas tão valioso quanto. Dizer “não” custa dinheiro. Dizer “sim” também.

O custo de oportunidade também pode ser estimado a partir da rentabilidade que teria um investimento e tendo em conta o risco aceite. Este tipo de cálculos permite contrastar o risco dos diversos investimentos possíveis.

A macroeconomia considera que o custo de oportunidade apenas pode ser estabelecido a partir dos factores externos do investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com