TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS FIXOS E VARIAVEIS

Pesquisas Acadêmicas: CUSTOS FIXOS E VARIAVEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  2.027 Visualizações

Página 1 de 3

CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS

Apesar de haver o agrupamento de Custos Diretos e Indiretos, os custos podem ser classificados de formas diferentes.

Umas das formas da classificação usual (e mais importante que todas as demais) é a que leva em consideração a relação entre o valor total de um custo e o volume de atividade numa unidade de tempo. Devido basicamente os Custos em Fixos e Variáveis. E de grande importância notar que a classificação em fixos e variáves levam em consideração a unidade de tempo e pelo volume de atividade. Não se trata como no caso da classificação de Diretos e Indiretos, de um relacionamento com a unidade produzida. A divisão em Fixos e Variáveis também tem outra característica importante; considerando a relação entre período e volume de atividade, não se está comparando um período com o outro. Esse fato é de extrema importância na prática para não se confundir Custo Fixo com custo recorrente (repetitivo).

Para maior esclarecimento também pode se destaca uma separação dentro dos Custos Fixos em Repetitivos e Não repetitivos em valor, isto é, custos que se repetem em vários períodos na mesma importância (caso comum do pessoal da chefia da fábrica, das depreciações etc.) e custos que são diferentes em cada período (manutenção, energia etc.).

Outro aspecto dos Custos Fixos é que eles não são, mesmo que os repetitivos, eternamente do mesmo valor. Sempre há pelo menos duas causas para sua modificação: Mudança em função de variação de preços, de expansão da empresa ou de mudança de tecnologia. Por exemplo, o valor da Mão-de-obra Indireta pode subir em determinado mês em função de um dissídio; o aluguel pode crescer em virtude da adição de mais um imóvel; e a depreciação pode também aumentar pela substituição de uma máquina velha por outra moderna e mais cara. Todos esses itens são custos fixos sempre, apesar de seus valores modificarem, já que seu montante em cada período é independente do volume de produção.

Alguns tipos de custos têm componentes das duas naturezas. A Energia Elétrica é um exemplo, já que possui uma parcela que é fixa e outra variável; aquela independente de volume de produção, e é definida em função do potencial de consumo instalado, e esta depende diretamente do consumo efetivo. Custos dessa natureza são chamados, ás vezes, semivariáveis ou semifixos(outras acepções existem para essas expressões), mas preferiremos, neste livro, dizem sempre que são Custos com parte fixa e parte variável.

O que deve ser levado em consideração é que Fixos e Variáveis tem outra distinção com relação a classificação em Diretos e Indiretos. Esta última só se aplica a Custos propriamente ditos. Mas aquela também se aplica às Despesas. Assim, podemos ter Despesa de Vendas Fixas. Então lembrar que estamos falando somente em Custos.

Exemplo de Custo Variável: Consumo de materiais diretos por mês depende diretamente do volume de produção. Quanto maior a quantidade produzida, maior seu consumo. Dentro, portanto, de uma unidade de tempo (mês, nesse exemplo), o valor do custo com tais materiais varia de acordo com o volume de produção; logo, materiais diretos são custos variáveis

Exemplo de Custo Fixo: Se uma empresa adota um sistema de depreciação com base em quotas decrescente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com