TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cabos Submarinos

Artigos Científicos: Cabos Submarinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

De que são feitos os cabos submarinos?

Milhares de quilômetros de cabos submarinos estão instalados nos leitos dos oceanos neste exato momento, transmitindo incessantes sinais de telecomunicação. Com o objetivo de suportar o ambiente marinho por um tempo indeterminado, considerando a alta pressão da água, as mudanças geológicas e outras intervenções do meio, esses cabos são cuidadosamente planejados para a resistência.

Em um cabo moderno, a parte exterior é feita de plástico polietileno. Ele envolve a camada interna, feita de um filme de poliéster, altamente resistente à tração. Por dentro deste vão feixes de cabos de aço, que conferem rigidez estrutural. Protegida por este conjunto, há uma barreira de alumínio, que impede que a água chegue ao núcleo do cabo.

No núcleo estão ainda uma camada de policarbonato e mais um tubo de cobre ou alumínio. É dentro deste tubo que vão as fibras ópticas, imersas em vaselina. A vaselina é um excelente lubrificante, e protege as fibras das perturbações mecânicas que o cabo sofre, permitindo que elas possuam certa liberdade de movimento nele. São as fibras ópticas que transmitem os sinais. São entremeadas em pares, uma via para cada direção.

Como esses cabos são instalados nos leitos dos oceanos?

Para o posicionamento dos cabos no fundo do mar são utilizados navios especialmente modificados para esta função, ou mesmo construídos com este propósito. Estas embarcações são capazes de carregar até 2000 quilômetros de cabos, que vão sendo vagarosamente depositados nos leitos marinhos sob o olhar atento e os comandos do operador.

Outro ponto interessante diz respeito à espessura dos dispositivos, que varia de acordo com a profundidade do local no qual eles são posicionados. Cabos mais finos são utilizados em áreas oceânicas mais profundas, até 8000 metros abaixo do nível do mar. Em instalações mais rasas, onde a movimentação é maior e o ambiente mais severo, são usados cabos mais grossos. Parece contra-intuitivo, mas os cabos não têm muito problema em suportar as pressões oceânicas. É a movimentação das águas e do solo, além da ação externa de animais que são os seus maiores riscos. Por isto os cabos mais grossos em locais mais rasos.

Quão espessos são estes cabos? 69 mm de diâmetro, os mais fortes. São mais finos que um braço humano!

Por que os cabos submarinos são mais eficientes que os satélites para a transmissão de dados de nível global?

Isso ocorre porque o sistema de cabos tem uma capacidade de banda muito maior que o satélite, além de tempos de resposta muito mais curtos. A transmissão por satélite precisa vencer as interferências com a atmosfera terrestre, enquanto o cabo permite uma conexão direta entre os dois pontos. Outro fator é que são feitas muito mais conexões simultâneas através dos cabos. Um único par da fibra é capaz de transmitir o equivalente a 150 milhões de telefonemas juntos, e um cabo moderno possui dezenas destes pares.

Mesmo que a ideia de atravessar todo o oceano com um cabo pareça um conceito ridiculamente rudimentar nos nossos tempos de conexões sem fio, eles são extremamente necessários e, pelo menos por enquanto, estão aí para ficar!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com