TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caderninho De Tópicos De Constitucional

Ensaios: Caderninho De Tópicos De Constitucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

Johnny Menininho, eleito expressivamente para Deputado Federal, não pode tomar posse do cargo em razão de ser considerado inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral fundamentada na LC 135/10, a chamada “lei da ficha limpa”. Inconformado com aquela decisão interpõe recurso extraordinário perante o Supremo Tribunalfundamental, vez que a referida norma entrou em vigor antes de um ano das eleições. Diante da hipótese, responda?

a) Identifique o incidente de inconstitucionalidade.

b) Considerando a procedência do recurso, quais são os efeitos da decisão?

c) Havendo multiplicidade de processos sobre a mesma matéria, qual a medida cabível a ser tomada pelo Supremo Tribunal Federal? Fundamente sinalizando para o princípio constitucional aplicável.

Questão objetiva:

Considerando a doutrina e a jurisprudência do STF, assinale a opção correta acerca do controle de constitucionalidade no sistema jurídico brasileiro.

a) Não se admite a concessão de medida cautelar em ação direta de inconstitucionalidade por omissão, em razão da natureza e da finalidade desse tipo de ação.

b) A arguição de descumprimento de preceito fundamental constitui instrumento adequado a viabilizar revisão ou cancelamento de súmula vinculante.

c) O controle prévio ou preventivo de constitucionalidade não pode ocorrer pela via jurisdicional, uma vez que ao Poder Judiciário foi reservado o controle posterior ou repressivo, realizado tanto de forma difusa quanto de forma concentrada.

d) Nenhum órgão fracionário de tribunal dispõe de competência para declarar a inconstitucionalidade de leis ou atos normativos emanados do poder público, visto tratar-se de prerrogativa jurisdicional atribuída, exclusivamente, ao plenário dos tribunais ou ao órgão especial, onde houver.

e) A revogação de lei ou ato normativo objeto de ação direta de inconstitucionalidade não implica perda de objeto da ação.

Semana 5

Sumário: Poder Legislativo

1. Poder Legislativo Federal;

1.1. Congresso Nacional;

1.1.1. A Câmara dos Deputados;

1.1.2. O Senado Federal;

2.Deputados e Senadores;

3. Reuniões;

4. Comissões;

5. O Poder Legislativo nas demais unidades da Federação;

6. Imunidades parlamentares;

7. Tribunais de contas.

Objetivos específicos:

O aluno deverá ser capaz de:

Compreender, mediante a análise da Constituição, a estrutura e as funções do Poder Legislativo de cada uma das unidades da Federação brasileira.

Recursos:

• Utilização de material VHS, retroprojetor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com