TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cai é um símbolo da monarquia

Resenha: Cai é um símbolo da monarquia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2014  •  Resenha  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Cai o símbolo da monarquia

Na última terça-feira 14 de julho, o rei Luís XVI que afirmava apoiar a Assembleia publicamente, nos bastidores ordenou que os soldados a dissolvessem. No entanto, um corajoso deputado chamado Mirabeau desceu as escadarias aproximou-se do rei e respondeu: “estamos aqui reunidos pela vontade da nação francesa e só seremos desalojados pela força das armas.”

Quando a notícia da traição do rei circulou por Paris, grande parte da população se revoltou e Luís XVI resolveu recuar para ganhar tempo. Para dissolver a Assembleia constituinte, o Rei ocupou a cidade de Paris com 20 mil homens, a cidade se rebelou e destacamentos reais aderiram aos insurretos, arsenais do desgoverno foram tomados e o povo se armou.

A 14 de julho, o povo tomou a bastilha, prisão política do Antigo Regime. Quando houve a célebre “tomada da bastilha”, existiam apenas sete prisioneiros: um nobre desequilibrado, dois loucos e quatro falsários, os rebeldes que invadiram a prisão estavam interessados na pólvora que lá estava armazenada.

Enquanto esses episódios aconteciam, as ruas de Paris ferviam nos cafés, nas esquinas nos mercados, pessoas de quase todas as classes sociais debatiam os acontecimentos.

Após horas de combate a queda da bastilha teve um significado especial, pois um símbolo do Antigo Regime era derrubado. Em Versalhes Luís XVI, ao tomar conhecimento do que acontecera, exclamou; “Mas isso é uma revolta!” Um palaciano corrigiu-lhe dizendo: “não Senhor, é uma revolução” e sua queda transformou-se em um marco, e até hoje o14 de julho de 1789 são comemorados como data símbolo da Revolução, e na data nacional dos franceses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com