TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caixa De Marcha

Dissertações: Caixa De Marcha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  1.359 Visualizações

Página 1 de 4

Caixa de Marchar, Caixa de Câmbio ou Caixa de Velocidade.

Em 1769 um inventor Jonathan Holguinisburg projetou o carro a vapor Cugnot Trolley sendo que este veículo só tinha duas marchas para frente e ainda não existia a marcha ré. Trinta anos posteriores à invenção (1807) foram estudados novos métodos de evolução.

Com o surgimento dos primeiros carros movidos por um motor a combustão interna. Sendo tenta e oito anos depois com o motor Benz Patent- Motor Wagem pelo inventor alemão karl Benz fez o nascimento do motor moderno com as marchas para frente de 1° a 4° e inventando a marcha ré.

O veículo foi inventado para substituir os animais que se cansavam rápido, e com a delonga das viagens diminuíam sua velocidade, e precisavam descansar se alimentar e se refrescarem para depois seguir viagem e com isso demorava muito para as mercadorias, cartas, etc chegarem ao seu destinatário. Com a inovação dos motores também veio à evolução da caixa de marcha.

A primeira caixa de marcha era com duas marcha para frente sem a marcha ré (em 1769). A segunda caixa de marcha ser produzida foi 1885 com isso teve a evolução de velocidade e força e assim gerada a marcha ré, com o inventor karl Benz. A Terceira caixa de marcha era movida com óleo 30, ou seja, um óleo muito grosso. Com o tempo foram estudando novos óleos para melhor locomoção das engrenagens da caixa de marcha, transmissão e embreagem, ou seja, a caixa de marcha “caixa de câmbio, em português ou caixa de velocidade da em europeu” serve para desmultiplicar a rotação do motor para o diferencial ou diretamente para as rodas, por forma ou transformar a potência do motor em força ou velocidade.

Nas caixas de velocidade típicas existem duas séries principais de carretos:

1° série- Principal que recebe o volante do motor a rotação do motor por intermédio da embreagem.

2° série- Com a rotação vem às mudanças de marchas e atuação da caixa de marcha, transmissão e embreagem.

Os carretos do veio principal encontra-se em rotação livre, que permite o câmbio estar em ponto morto (sem nenhuma velocidade ou marcha engatada na rotação que não ocorra transferência de rotação ao motor).

Como funciona a caixa de marchar?

Com a partida do motor o condutor aperta o pedal da embreagem, o garfo é acionado e comprime o colar no platô e libera o disco de embreagem e assim as engrenagens se soltam adentrando nos dentes do platô e acionando a primeira marcha com o câmbio o veículo aciona a força e a velocidade dando o ponto inicial para o andamento do veículo. E com o aumento de velocidade é apertada a embreagem e é passado de marchar de força para marcha de velocidade, ou seja, de segunda em diante, para conseguir parar o veículo o pedal de embreagem e sequencial de freio são apertados juntos para a embreagem desmultiplicar o motor de rotação e o freio pararem o veículo.

Os componentes que compõem a força matriz da caixa de marcha.

Volante do motor: O volante do motor é a parte do motor que transfere o torque obtido na cambota para caixa de velocidades. Também é responsável por absorver vibrações do motor e manter estável da marcha lenta

Cremalheira: é uma peça mecânica que consiste numa barra ou trilho dentado que em conjunto com uma engrenagem a ele ajustada, converte movimento retilíneo em rotacional e vice-versa.

Platô ou disco de embreagem: O platô e uma peça intermediaria que fica praticamente entre o cambio e o motor. Fixada no volante do motor, ela tem a função de exercer uma pressão no disco de embreagem. Com essa pressão, o disco fica em atrito direto com o volante, dando assim, tração ao quando este se encontrar engatada.

O rolamento (colar de embreagem): Permite que o seja acionado por intermédio do garfo. O rolamento garante que o platô em rotação não seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com