TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculo Integral

Ensaios: Calculo Integral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  4.493 Palavras (18 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 18

APOSTILA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL

Campina Grande - Paraíba

O curso de química experimental é um dos primeiros componentes curriculares nos quais o aluno terá a oportunidade de conhecer um laboratório. Portanto, trata-se de um curso introdutório ou o primeiro contato do estudante com as diversas técnicas e instrumentação utilizadas por um químico em seu dia-a-dia. Para um melhor desempenho do aluno durante o componente curricular Química Experimental as seguintes instruções são de extrema importância:

01 - Quando se entra no laboratório para a realização de uma prática, deve-se estar bem preparado para que se possa ter o máximo aproveitamento. Inicialmente é preciso estudar a teoria envolvida no experimento, já que a prática é uma oportunidade única para consolidação do conhecimento teórico, e este permite a interpretação dos resultados experimentais.

02 – Todos os alunos devem participar dos experimentos, desde a lavagem das vidrarias, desenvolvimento da análise, cálculos, organização do material, etc. Portanto, é imprescindível que todos cheguem no início da aula. Admite-se uma tolerância máxima de 15 minutos.

03 - É obrigatório o uso da bata.

Normas de Segurança

A ocorrência de acidentes em laboratório, infelizmente, não é tão rara como possa parecer. Com a finalidade de diminuir a frequência e a gravidade desses eventos, torna-se absolutamente imprescindível que durante os trabalhos realizados em laboratório se observe uma série de normas de segurança.

1. O laboratório é um local de trabalho sério. Trabalhe com atenção, método e calma.

2. Prepara-se para realizar cada aula, lendo antes os conceitos referentes ao assunto a ser dado, o roteiro da prática e informe-se sobre cada reagente a ser utilizado (características, manuseio e descarte).

3. Faça apenas as experiências indicadas nos roteiros das práticas. Não faça misturas de reagentes por sua própria iniciativa.

4. Use sempre avental (bata ou jaleco), de preferência de algodão, longo e de mangas longas.

5. Não use saias, bermudas ou calçados abertos. Pessoas que tenham cabelos longos devem mantê-los preso enquanto estiverem no laboratório.

6. Se algum ácido ou qualquer outro produto químico for derramado, lave o local imediatamente com bastante água. Evite circular com eles pelo laboratório.

7. Evite contato de qualquer substância com a pele (evite passar os dedos na boca, nariz, olhos e ouvidos). Se alguma substância cair na sua pele, lavar imediatamente com bastante água. Seja particularmente cuidadoso quando manusear substâncias corrosivas como ácidos e bases concentrados.

8. Não se deve comer ou beber em um laboratório, pois há o risco de ingestão de substâncias tóxicas. Também não se deve fumar, pois existe a possibilidade de provocar incêndio.

9. Nunca tente sentir o sabor de algum produto químico ou solução.

10. Quando for testar um produto químico pelo odor (por exemplo: amônia) não coloque seu rosto diretamente sobre o recipiente que o contém. Em vez disso, com a sua mão, desloque um pouco dos vapores que se desprendem do recipiente em direção ao seu nariz.

11. Não trabalhe com material imperfeito.

12. Não deixe vidro quente em local que possam pegá-lo inadvertidamente.

13. Os tubos de ensaio contendo líquidos devem ser aquecidos pela parte do meio e não pelo fundo e utilize pinça de madeira para esta finalidade. Quando aquecer uma substância num tubo de ensaio não volte extremidade aberta do mesmo para si ou para uma pessoa próxima.

14. Só deixe sobre a mesa o bico de gás aceso quando estiver sendo utilizado. Ao término dos trabalhos onde haja aquecimento feche com cuidado as torneiras de gás a fim de evitar escapamento.

15. Tenha cuidado com os reagentes inflamáveis. Não os manipule em presença de fogo.

16. Dedique especial atenção a qualquer operação que necessite de aquecimento prolongado ou que desenvolva grande quantidade de energia.

17. Certifique-se da tensão de trabalho da aparelhagem antes de conectá-la à rede elétrica

18. Todas as experiências que envolvem a liberação de gases ou vapores tóxicos devem ser realizadas na câmara de exaustão (capela).

19. Sempre que for diluir um ácido concentrado, adicione-o lentamente e sob agitação, sobre a água e nunca faça o contrário.

20. Leia com atenção o rótulo do frasco do reagente antes de usá-lo a fim de certificar-se que apanhou o frasco certo. Segure o frasco pelo lado que contém o rótulo, evitando assim que o reagente escorra sobre este.

21. Quando qualquer frasco de reagente for aberto, deve-se colocar sua tampa, sobre a mesa, virada para cima ou segurá-la entre os dedos a fim de se evitar contaminação. Após o reagente ser usado fechar novamente o frasco.

22. Não retorne reagentes aos frascos originais, mesmo que não tenham sido usados. O aluno deverá aprender a estimar a quantidade que necessita, para evitar desperdícios, retirando dos frascos apenas o necessário.

23. No caso de reagentes sólidos: uma espátula usada para retirar um reagente de um frasco só poderá ser usada, para manipulação de outro reagente, após perfeitamente lavada e seca.

24. No caso de reagentes líquidos: não introduzir pipetas, conta-gotas, etc. nos frascos que os contêm. Verter o reagente líquido a ser medido no recipiente em que ele será usado ou então em um béquer limpo e seco, para ser transferido ou pipetado.

25. Armazenagem: não estoque líquidos voláteis em locais que recebem luz. Pesquise sobre a estocagem de produtos químicos, assegurando que reagentes incompatíveis sejam estocados separadamente.

26. Lixo laboratorial: não jogue nenhum material sólido dentro da pia ou nos ralos e sim nos cestos de lixo. Isto depende do material, pois alguns precisam ser tratados antes de desprezado. Os resíduos aquosos ácidos ou básicos devem ser neutralizados na pia antes do descarte, e só então descartados. Para o descarte de metais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com