TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caminhadas E Corridas

Artigo: Caminhadas E Corridas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

1.1 INTRODUÇÃO

O atletismo é uma das mais antigas formas esportivas e teve sua a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga, em 776 a.C, onde foram realizadas provas de corridas e arremessos de peso. Basicamente é um conjunto de práticas esportivas, podendo elas serem classificadas de forma geral: em corridas, saltos e lançamentos.

As corridas podem ser classificadas em: corridas de velocidade, corridas com barreiras, corridas com obstáculos, corridas de revezamento, corrida de meio fundo, corrida de fundo, maratona, cross-country e marcha atlética. Tanto homens como mulheres podem executar essas práticas desportivas.

1.2 CAMINHADA E CORRIDAS

Andar e correr são manifestações naturais do ser humano quando o mesmo pretende se deslocar para algum lugar e são muito discutidas,como se fossem as mesmas atividades,mas não é bem assim. Corrida e caminhada são duas práticas completamente diferentes, apesar de serem próximas.

A principal diferença é que, no andar pelo menos um dos pés está em contato com o chão já na corrida, este contato é interrompido e há um momento em que os dois pés encontram-se no ar.

A corrida é uma das modalidades esportivas mais simples e naturais, porém ela requer alguns cuidados com relação aos movimentos e a locomoção do corpo de forma coordenada e ritmada. Existe semelhança nos aspectos regulamentares das provas de corrida, algumas delas são:

Apoio dos pés: Os pés devem ser colocados paralelamente um ao outro, apontados para frente com total apoio na parte anterior do pé. Com o corpo colocado sempre à frente, à medida que o corredor acelera a passada, o corpo começa a se inclinar, em uma tomada natural de equilíbrio.

Movimento dos braços: Sua ação consiste em balanceamento rítmico, flexionando o cotovelo em um ângulo de mais ou menos 90º. Durante a movimentação dos braços, as mãos devem estar totalmente descontraídas e voltadas para baixo. Os braços são responsáveis pela coordenação e equilíbrio dos corredores.

Olhar: Com a cabeça em uma posição de equilíbrio, o corredor deve estar sempre olhando parar frente, evitando olhar pra os lados ou para trás, isso pode lhe prejudicar tanto na velocidade quanto na direção da corrida.

Tronco: O corredor deve manter o corpo ereto, em uma posição confortável. Dependendo da velocidade, pequenas variações podem ocorrer no seu posicionamento. O tronco assume uma posição normal no decorrer da partida.

Entre as provas de corrida estão à de corrida de revezamento. O aspecto técnico mais importante nas provas de revezamentos é a transmissão do bastão. Cada participante de uma equipe com quatro atletas percorre um quarto do percurso total, conduzindo um bastão que deverá ser entregue para o próximo atleta, iniciando o percurso e caracterizando-se assim o revezamento.

Existem duas técnicas de passagem de bastão: Passagem ascendente, de baixo para cima, ou passagem descendente, de cima para baixo. Na passagem ascendente o corredor com o bastão realiza um movimento ascendente para entregar o bastão, e o que recebe estende o braço para trás com a mão para baixo em formato de V invertido. Na passagem descendente o corredor entrega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com