TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital De Giro

Pesquisas Acadêmicas: Capital De Giro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

representado pelo passivo circulante nas empresas industriais”.

Nesse conceito, a administração do capital de giro tem o maior destaque no processo de planejamento e controle.

Segundo Hoji (2001, p.109) “O Capital de Giro é conhecido também como capital circulante e corresponde aos recursos aplicados em ativo circulantes, que transformam-se constantemente dentro do ciclo operacional”. Este elemento é fundamental para administração financeira, devido á necessidade da empresa em recuperar todos os custos e despesas incorridos no ciclo operacional e obter, assim, o lucro desejado, por meio da venda do produto ou prestação do serviço.

Conforme Tófoli(2008), a administração de capital de giro é a maneira de se gerenciar os ativos e passivos circulantes da empresa. Quando Ativo Circulante for maior que o Passivo Circulante, a empresa possui capital de giro liquido positivo e quando ocorre ao ontrário, possui capital de giro liquido negativo.

De acordo com Assaf Neto (2003), a administração do capital de giro engloba decisões de compra e venda, e também as mais diversas atividades operacionais e financeiras de uma empresa. Observa-se que a administração do capital de giro deve garantir a uma empresa a adequada consecução de politica de estocagem, compra de materiais, produção, venda de produtos e mercadorias e prazo de recebimento.

Segundo Braga (1995, p.81), “a administração do capital de giro envolve um contínuo de tomada de decisões voltadas principalmente para a preservação da liquidez da empresa, mas que também afeta sua rentabilidade”.

Gitman(1997) considera que uma das decisões mais importantes que precisa ser tomada com respeito aos itens da empresa é determinar como usar os passivos circulantes para financiar os ativos circulantes. O montante de passivos circulantes disponíveis e limitado pelo valor das compras a prazo (duplicatas a pagar), pelo valor das despesas (contas a pagar) e pelo valor considerado aceitável para credores (empréstimos).

Complementa Assaf Neto(2010), uma administração inadequada do capital de giro resulta normalmente em sérios problemas financeiros, contribuindo efetivamente para a formação de uma situação de insolvência.

A gestão do capital de giro é algo bastante complexo e trabalhoso, mas que deve ser feita de forma constante pelo gestor sob-risco de enfrentar dificuldades para manter a boa saúde financeira do empreendimento, pois a falta de controle sobre o capital de giro pode implicar na falta de recursos para dar manutenção ás atividades de empresa. Para concluir, observamos que a administração do capital de giro devera compreender uma avaliação do momento atual da empresa, a disponibilidade de recursos e, principalmente, o impacto de decisões sobre compras, vendas e a administração do caixa, não importando assim qual conceito o gestor ira utilizar e sim como será feito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com