TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital De Giro

Dissertações: Capital De Giro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

Capital de Giro

Van Horne (1995, p.359) conceitua liquidez, a análise liquidez das empresas necessariamente deve passar pela compreensão de seus ativos e passivos de curto prazo, remetendo inevitavelmente à capacidade de pagamento da empresa. Ela determina o grau de liquidez da entidade, confrontando os ativos e passivos circulantes, para determinar se a companhia detém plena capacidade de honrar suas obrigações junto a Fornecedores, Instituições Financeiras, Governo, Empregados e Acionistas.

Hoji (2001, p.27) afirma que a liquidez “é a capacidade de pagar compromissos de curto prazo. Em sentido amplo, a liquidez é relacionada com as disponibilidades mais os direitos e bens realizáveis no curto prazo. Em sentido restrito, a liquidez é relacionada somente com as disponibilidades” (Grifo do autor). Por essa razão, a Administração Financeira de uma empresa adota o regime de caixa, para planejar, executar e controlar o caixa da organização, por trabalhar com mais exatidão sobre a movimentação dos recursos circulantes.

Uma das formas mais comumente utilizadas para se analisar o grau de liquidez e risco de uma dada empresa é o seu volume de Capital Circulante Líquido – CCL. Quanto maior sua magnitude, maior a margem de segurança e menor o grau de risco. No entanto, para análises e

conclusões mais razoáveis, o CCL isoladamente é insuficiente, sem uma verificação mais analítica quanto aos seus elementos constitutivos.

Os ciclos financeiros diferentes produzem uma sincronização diferenciada entre pagamentos e recebimentos de uma empresa. Em outras palavras: cada empresa possui seu próprio fluxo de caixa que atende às suas particularidades operacionais.

Ao se analisar a liquidez de uma empresa, é necessário não se limitar apenas à verificação do volume do CCL. Verificar a sua estrutura, natureza e qualidade é tarefa indispensável para se auferir com exatidão a liquidez e o grau de solvência da organização. É muito importante observar a sincronização entre pagamentos e recebimentos; o giro de duplicatas a receber; o volume de devedores duvidosos ou taxa de inadimplência; o índice de rotação de estoques, e o índice de rotação de duplicatas a pagar, e outros inúmeros índices igualmente importantes. Alguns índices mais utilizados entre analistas para embasar o modelo conceitual de índice de liquidez.

A Liquidez Imediata que mede a capacidade de pagamento da empresa, porém não é contado todo ativo circulante para o cálculo, mas apenas a disponibilidade em caixa que a empresa deveria ter se fosse honrar seus compromissos imediatos.

A Liquidez Corrente indica a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo. Assim ele provem da relação entre ativo circulante e passivo circulante.

A Liquidez Seca que é semelhante a Liquidez Corrente, no entanto neste caso se subtrai do ativo circulante o valor dos estoques. Desse modo vê-se de um ponto de vista mais real e critico a capacidade de cumprimento das obrigações da empresa.

Para Gitman (1987, p.279) “a administração de capital de giro abrange a administração das contas circulantes da empresa, incluindo ativos e passivos circulantes. contas circulantes da empresa, incluindo ativos e passivos circulantes. A administração de capital de giro é um dos aspectos mais importantes da administração financeira considerada globalmente, já que os ativos circulantes representam cerca de 50% do ativo total, e perto de 30% dos financiamentos totais é representado pelo passivo circulante nas empresas industriais”.

Segundo Hoji (2001, p.109), “O capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com