TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital De Giro

Monografias: Capital De Giro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Paulista

Projeto Disciplinar

Curso Superior em Administração de Empresas

Projeto disciplinar

Analise e Demonstrações Contábeis.

Campus Chácara Santo Antonio

Universidade Paulista

Projeto Disciplinar

Curso Superior em Administração de Empresas

Projeto Disciplinar

Analise e Demonstrações Contábeis

Matéria: Analise e demonstrações contábeis

Curso Superior em Administração de Empresas

Campus Chácara Santo Antonio

SUMARIO

• Introdução...............................................................................................4

• Capital de Giro........................................................................................5

• Analise.....................................................................................................5

• Capital de Giro Liquido..........................................................................6

• Analise 6

• Bibliografia 7

• Conclusão 8

Introdução

O presente trabalho apresenta um estudo realizado sobre o Capital de giro, sua importancia e as analise do mesmo, com enfase na materia de Analise e Demonstraçoes contabeis .

A empresa atua no setor do ramo logístico onde presta serviços por meio de suas filiais nas quatro regioes do Brasil. Atuam em alguns eventos esportivos, promocionais, cine e audio, congressos e work short etc.

A empresa em questão oferece um serviço especializado com rapidez e segurança no transporte de encomenda tanto por via aérea ou rodoviária, nos dias atuais muitas empresas escolhe tercerizar seus serviços de logistica pelo fato de ganhar mais tempo para pensar na extrategia da empresa. E é por isso que a empresa faz questão de oferecer serviço de qualidade satisfatório aos seus clientes.

Capital de Giro

Capital de giro é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar). Existe a expressão "Capital em Giro", que seriam os bens efetivamente em uso.

Capital de giro significa capital de trabalho, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compra de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.

Em geral de 50 a 60% do total dos ativos de uma empresa representam a fatia correspondente a este capital. Além de sua participação sobre o total dos ativos da empresa, o capital de giro exige um esforço para ser gerido pelo administrador financeiro maior do que aquele requerido pelo capital fixo.

Analise

O capital de giro precisa ser acompanhado e monitorado, pois sofre o impacto das diversas mudanças econômicas enfrentado pela empresa de forma contínua.

Podemos dizer que o capital de giro é a soma de todos os “... recursos demandados pela empresa para financiar o seu ciclo operacional” (Souza et. AL, p. 2), ou seja, capital de giro são todos os recursos que a empresa irá precisar para financiar as suas atividades conforme sua necessidade desde o início de sua produção até o recebimento das vendas.

Capital de giro líquido

Todos os ativos de uma empresa são financiados por recursos (fontes) representados no passivo. Os recursos do acionista no patrimônio líquido, e os recursos de terceiros de curto e de longo prazo representados no exigível a curto e no exigível a longo prazo. Aos recursos que se originam de terceiros e são exigíveis (têm que ser pagos até uma determinada data) em até um ano, convencionou-se chamar de passivo circulante.

Deste modo, dá-se o nome de capital de giro líquido à diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante, e este representa em que medida o passivo circulante financia o capital de giro (ativo circulante).

Giro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com