TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital De Giro

Trabalho Escolar: Capital De Giro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  4.148 Palavras (17 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 17

COMÉRCIO ATACADISTA DE FOLHEADOS NO JUAZEIRO DO NORTE.

Cicero Nascimento de Oliveira Júnior1

Francisco Cezar Vieira Ramos Filho

José Geyslon Correia

Rendson Campos Pereira

Tarciano de Lima Bezerra

Wallace Emanuel de Moura Santos

Antonia Valdelucia Costa2

Kátia Regina de Assis Nassif Jaber

RESUMO

A Cidade de Juazeiro do Norte passou por um grande crescimento econômico, populacional e religioso, vários fatores alavancaram o desenvolvimento do município, principalmente na economia, dentre estes fatores, o mercado de jóias folheadas foi um dos que mais cresceu e causou impacto direto na melhoria das condições de vida de seus habitantes, com isso, houve-se a necessidade de saber mais a respeito deste mercado que cresceu bastante nas últimas décadas, porém hoje entrou em um período de estagnação.

Palavras chaves: folheados, crescimento, Juazeiro do Norte

-------------------------------------------------

1 – Alunos do 2º Semestre do curso de Administração FLS, e-mail: jbillx3@hotmail.com, cezarfilho22@hotmail.com, geyslon_21@yahoo.com.br, rendson@ponto98.com, wallace_emanuel@hotmail.com.

2 – Professoras da Faculdade Leão Sampaio, das disciplinas de Metodologia Científica, e Estatística, e-mail: valdeluciacosta@hotmail.com, katia_nassif@hotmail.com.

ABSTRACT

The city of Juazeiro do Norte faced a tremendous economic growth, population, and religious, there are several factors that boosted the development of the municipality, especially in the economy, amongthese factors, the market plated jewelry was one of the fastest growing and caused an impact direct the improvement of living conditions of its inhabitants, therefore, there is a need to know more about this market that has grown considerably in recent decades, but today has entered a period of stagnation.

Keywords: veneers, growth, Juazeiro do Norte

INTRODUÇÃO

A cidade de Juazeiro do Norte encontra-se em constante desenvolvimento e é a segunda cidade mais importante do estado do Ceará, perdendo apenas para Fortaleza. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2006, a cidade encontrava-se na 6ª posição entre as maiores evoluções do PIB do Nordeste (apresentou um crescimento de 11,72%). Diversos fatores ajudaram no crescimento da cidade, entre eles destaca-se o mercado de folheados, cujo crescimento acompanhou o desenvolvimento da cidade, desde os seus primeiros anos até hoje, em seu centenário.

Este artigo visa apresentar como esse mercado colaborou para o desenvolvimento do município e o seu grau de importância para sua economia, pois o mercado atacadista de folheados do Juazeiro do Norte é o 6º maior produtor de jóias folheadas do país e um dos pólos de desenvolvimento do estado do Ceará.

O presente trabalho teve como objetivo saber como o mercado de folheados desenvolveu-se nos últimos 50 anos em especial na cidade de Juazeiro do Norte. Foram escolhidos os seguintes objetivos específicos: a) Identificar o que é folheado e quais suas diferençasentre outros tipos de jóias; b) Saber como esse mercado chegou ao Juazeiro do Norte e como se desenvolveu; c) Estudar os diversos meios de produção e comercialização dos folheados; d) e, por último, discutir sobre sua atual situação.

Para a realização desse estudo, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: inicialmente foram feitas leituras e pesquisas em bibliografias diversas, revistas e sites na internet que pudessem ajudar na construção e desenvolvimento do trabalho. Num segundo momento foi realizado uma pesquisa em campo com o setor industrial de jóias e folheados do município de Juazeiro do Norte.

2 – O FOLHEADO

A jóia folheada é uma peça feita por diferentes metais e coberta por algum metal precioso (geralmente ouro, prata e ródio). Suas origens são antigas, porém veio ao Brasil apenas no século XX, mais precisamente na década de 60, aquela época foi marcada pelo renascimento do design e principalmente o culto a juventude. Os adolescentes passaram a desenvolver seu próprio estilo de vida e comportamento, rebelando-se contra todos os costumes existentes (penteados comportados, coques-banana, meias-calças, etc.) e tradições.

Essa revolta necessitava de sinais externos que indicassem a quebra dos hábitos padrões, foi nessa transição que as jóias genuínas, devido ao seu alto preço, cederam lugar para folheados e bijuterias, que tinham preços mais acessíveis.

O que difere o folheado dos demais tipos de jóias, além do preço baixo, é também o seu valor,pois o folheado não carrega responsabilidades no valor do material, enquanto as genuínas aplicam esse valor dando sinal de status para quem a usa. Outra diferença está em seu uso, as jóias folheadas são ligadas as estações enquanto as genuínas não são dependentes de épocas. Ambas apresentam a mesma função: Adornar.

2.1 – PROCESSO DE PRODUÇÃO DO FOLHEADO: GALVANOPLASTIA

O processo utilizado por fabricantes de jóias folheadas para revestir de ouro ou outro metal precioso uma superfície de metal-base, que pode ser o Latão ou outra liga metálica, denomina-se Galvanoplastia.

O Latão geralmente é o mais utilizado como substrato ou metal-base pela indústria de jóias folheadas. O Latão é formado por Cobre ligado ao Zinco e essa liga tem uma proporção de Zinco que varia entre 5% e 45%. As jóias que são cortadas ou fundidas em Latão antes de serem banhadas com o metal precioso são comercializadas pela cadeia produtiva de jóias folheadas com o nome de “FOLHEADO BRUTO”.

No banho do folheado, as partículas de metal precioso são atraídas para a superfície do metal-base e nele se depositam em camadas, modificando a cor da peça para dourado, prateado ou outra cor, isso depende da composição do banho de metais utilizados no processo galvânico.

Antes do acabamento final, quando a peça recebe o banho com o metal precioso propriamente dito, a superfície do Latão ou outro metal-base deve receber uma preparação, por polimento mecânico/químico e a aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com