TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital De Giro

Artigo: Capital De Giro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 2

Passo 1:

Política de crédito na Gestão de Capital de Giro da empresa

A política de crédito é primordial para nortear e embasar os procedimentos e a operacionalidade dos departamentos de crédito e cobrança, departamento administrativo/ financeiros e vendas.

Ao ser definida a política de crédito a ser seguida, devemos considerar o uso de concessão de crédito para aumentar as vendas, critérios para concessão, diretrizes e delegação de responsabilidades na obtenção de informações necessárias entre os departamentos de créditos e de vendas para a concessão de crédito e o processo de cobrança, procedimentos e normas de cobrança , suspensão ou extinção do crédito de clientes e inadimplentes, administração da carteira do contas a receber, autoridade e autonomia do departamento de crédito em relação a vendas. É muito importante o equilíbrio entre as vendas e a qualidade da carteira a receber.

O objetivo da política de crédito deve ser equilibrar o lucro da empresa , através de uma boa qualidade da carteira a receber , gerenciamento de risco e as necessidades dos clientes. Deve-se atuar taticamente e estrategicamente nas metas e planos da empresa.

Principais tipos de política de crédito:

Crédito Moderado / Cobranças Moderadas:

Politica creditícia ótima.

Este tipo de política de crédito otimiza o crescimento das vendas , condições de recebimento, margens de lucro e fluxo de caixa. Esta política de creditícia geralmente encontra o equilíbrio necessário para o êxito nos negócios.

Crédito Liberal / Cobranças Agressivas:

A empresa que utiliza esta politica de crédito, vende para quase todos os clientes, independe da sua capacidade creditícia, porem a cobrança dos inadimplentes é muito mais agressiva.

A empresa tem um custo auto com pessoal de cobrança e perdas com dividas incobráveis.

Credito Agressivo/ Cobranças liberais:

A concessão de credito é rígida e os ´procedimentos da politica de aprovação de crédito são rigorosamente seguidos. Portanto o procedimento de cobrança é praticamente muito brandamente. A empresa que utiliza esta política de crédito não vai de encontro com as práticas altamente competitivas do mercado atual.

Crédito Agressivo / Cobranças Agressivas:

As práticas de aprovação de crédito são muito rígidas e o acompanhamento da cobrança é muito rápido. Esta política de crédito minimiza perdas de dívidas incobráveis e mantem a carteira a receber em um alto nível de qualidade.

Crédito Liberal / Cobranças Liberais :

A concessão de crédito é feita a praticamente qualquer cliente, independente do seu histórico creditício. E as cobranças são feitas vagamente. Esta política de crédito resulta em menos lucros, ou grandes perdas. As empresas que seguem esta política creditícia torna-se insolventes.

Elementos fundamentais na concessão de crédito

Analisar um crédito significa avaliar os riscos envolvidos em um negócio e a capacidade do cliente liquidar a dívida nas condições contratadas.

Os dados elementares para avaliar um risco de curto prazo são:

Ficha cadastral do beneficiário, com informações garantidoras da operação;

Análise econômico-financeira dos demonstrativos contábeis do proponente;

Tradição do cliente em operações passadas.

Ao se analisar uma operação de crédito devem-se levar em consideração três elementos fundamentais.

Segurança

Liquidez

Rentabilidade

Segurança

Passo 2:

Custos Logísticos

Custos de armazenagem e movimentação

O processo de armazenagem proporciona manter um equilibrio entre a produção e o cliente, visando atender as necessidades previstas e imprevistas; Com as diversidades de produtos e a exigência por parte dos clientes de serem atendidos de acordo com as suas necessidades, não se consegue mais manter uma regularidade entre a produção e a demanda.

Para fazer a armazenagem é preciso uma administração de espaço necessario para manter os estoques e envolve questões relativa á localização, dimensionamento da área, arranjo físico, equipamentos para movimentação e tipo e sistemas de armazenagem.

O processo de armazenagem possui diversas atividades que geram custos para a empresa, como recebimento de materiais, acondicionamento, seleção de pedido ou embarque , etiquetagem, mão -de- obra, manutenção de equipamentos, limpeza e segurança. Estes custos podem ser fixos ou variaveis.

Custos fixos: Quando a armazenagem é própria e, em espaço físico alugado, podendo ser reduzidos pela melhor utilização de layout, reduzindo movimentos desnecessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com