TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital De Giro

Exames: Capital De Giro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 8

Quando uma empresa inicia as suas atividades, recebe dois tipos de investimentos. Um, considerado como investimento fixo, que servirá para a aquisição das máquinas, móveis, prédio, ferramentas, enfim, para investir em itens do ativo imobilizado.

A outra parte dos investimentos vai compor uma reserva de recursos para ser utilizada conforme as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. É o chamado capital de giro. Esses recursos ficam alocados nos estoques, nas contas a receber, no caixa ou na conta corrente bancária.

Fique atento: Reconhecer e também administrar, de forma correta o valor correto do capital de giro significa ficar longe de descontos de cheques pré-datados e duplicatas, todos os dias.

O estoque de uma empresa é formado e mantido em função das necessidades do mercado consumidor, portanto, este está sempre sofrendo mudanças, seja em tipos de itens ou em quantidades.

Quanto maior a necessidade de investimento nos estoques, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.

As contas a receber são resultados das vendas realizadas a prazo, ou seja, o seu cliente leva o seu produto e lhe devolve o recurso financeiro depois. Portanto, quanto mais prazo você oferece ao cliente ou quanto maior for a parcela de vendas a prazo no seu faturamento, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.

É nas contas correntes bancárias e no caixa que fica concentrada a parcela dos recursos financeiros disponíveis da empresa, ou seja, aquela que a empresa pode utilizar a qualquer tempo para honrar os seus compromissos diversos. Dependendo do saldo inicial, das entradas e das saídas, pode ocorrer uma falta ou uma sobra desses recursos em um momento específico, dia ou semana.

Neste sentido, as decisões de compras e vendas não podem ser tomadas sem nenhum critério. Sempre que uma decisão de compra ou de venda for tomada é necessário que sejam feitas uma análise e uma avaliação sobre a disposição dos recursos financeiros da empresa para isso. Se for tomada uma decisão de compra em excesso, a empresa deverá ter uma quantidade maior de recursos financeiros. Se for tomada uma decisão de dar mais tempo para os clientes nas vendas a prazo, a empresa também precisará de mais recursos financeiros. Se esse recurso não existe, a empresa acabará tendo de utilizar recursos emprestados de bancos, de fornecedores ou de outras fontes, o que irá gerar uma necessidade de pagamentos de juros, diminuindo a margem de lucro do negócio.

Portanto administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação a compras, vendas e à administração do caixa.

capitaldegiro

Comente72

72 comentários to “O que é capital de giro e como calculá-lo?”

Edna Silva 27 de maio de 2013 às 4:23 Já tenho o ponto quero abrir uma bomboniere para venda de doces, pipocas, bombons e artigos para festas (descartáveis) quanto posso investir inicialmente e onde posso comprar a mercadoria..sei como trabalhar mas não sei como começar e nem onde comprar a mercadoria para revender..por favor mim ajude..obrigada

Beco com Saída 27 de maio de 2013 às 18:19 Prezada Edna SilvaComece lendo (http://vix.sebraees.com.br/es/IdeiasNegocios/abreArquivo.asp?ID=798) assim você terá uma ideia de por onde e como começar. Quanto ao investimento isso depende da sua capacidade real no início do negócio considerando todos os custos (aluguel, adequação do ponto- decoração, cozinha padrão da Vigilância Sanitária, utensílios,impostos, aquisição de matérias primas, marketing, salários dos funcionários,etc).O Sebrae disponibiliza cursos online, gratuitos (http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/aprofunde/capacitacao) para quem está começando e não tem ideia de como planejar e implantar o próprio negócio até outros para ajudar na gestão do negócio no seu dia-a-dia. Nas unidades físicas do Sebrae você vai encontrar uma diversidade de soluções (cursos, palestras, seminários, oficinas) para que está no inicio como você. Ligue para 0800-570-0800 para saber qual a programação na agenda da unidade mais próxima de você.Sucesso

Beco com SaídaFABIO 27 de dezembro de 2012 às 0:27 Olá, tenho uma distribuidora de equipamentos de telecom a 6 anos, meu faturamento anual gira em torno de 2,5 milhões, porém no ultimo ano fiz um investimento em outra área, abri um loja de roupas e isso me desprendeu um investimento de 300 mil reais, ou seja quase 2 anos de lucro liquido da empresa, porém o investimento nao deu o retorno esperado, ou seja agora estou entrando num ciclo em que nao vou conseguir pagar as contas da empresa, já estou começando a acumular dividas com os bancos, ou seja estou com um furo de 200 mil reais no meu fluxo, preciso de ajuda antes que minha empresa quebre, obrigado

Beco com Saída 3 de janeiro de 2013 às 14:14 Prezado FábioVocê tem dos negócios. A distribuidora, que pelas informações passadas é uma boa empresa e não tem nada a ver com a loja. Portanto, esta empresa não deveria assumir dívidas da loja. Cuide bem desta empresa que mais parece a sua “galinha de ovos de ouro”.Pelas informações que você forneceu a loja resultou num investimento errado. Não deu resultado. Mas qual a razão? Tecnicamente falando só existe 3 possibilidades de dar errado: vender volume insuficiente, vender por preço inadequado e combinação destas duas possibilidades. Outras causas estão na má gestão da empresa como desvio dos recursos.Assim, prezado, se não consegue as condições acima, o melhor é encerrar a atividade da loja o quanto antes, negociando as dívidas, as quais serão pagas pelos sócios e não pela distribuidora.No entanto, conforme informação passada, a empresa distribuidora esta proporcionando aos sócios um lucro superior a R$12.500,00 por mês. Este valor é dos sócios e eles poderão fazer o que achar melhor, como reinvestir na distribuidora ou pagar suas dívidas pessoais inclusive as geradas pela loja.Mas em hipótese nenhuma misture as atividades e o dinheiro das duas empresas.Boa sorteMatosmarcio cordeiro 3 de março de 2012 às 16:27 Boa tarde.desde fevereiro do ano passado comecei a buscar bolsas m são paulo e revender de porta em porta. as vendas foram aumentando e este mês passado já consegui viajar e comprar quase 5000 reais.agora a duvida é a seguinte. quanto destas vendas é realmente meu lucro ? e quanto é capital de giro ? qual é a media de percentual que devo colocar em cima das peças compradas ? 50 60 70 porcento? quero crescer por isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com