TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital Intelectual

Dissertações: Capital Intelectual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  418 Visualizações

Capital Intelectual são recursos gerados pelas empresas através do intelecto das pessoas, sua definição abrange vários elementos intangíveis, além do capital humano. Para eles o capital intelectual é um capital não financeiro que representa a lacuna entre o valor de mercado e o valor contábil, sendo a soma do capital humano e estrutural.

Sendo assim para que uma empresa desenvolva bons produtos e serviços, ela devera ser composta de um qualificado capital humano, originado pelo conhecimento adquirido e experiência das pessoas, alcançando seus objetivos e aumentando a suas riquezas.

Com a nova era da informação trouxe novos desafios abordagens a TGA, as organizações deixaram de ser vistas como conjuntos integrados de recursos, para serem consideradas detentoras de competências sempre atualizadas, articuladas e prontas para serem aplicadas em qualquer oportunidade, antes que os concorrentes façam. O mundo Organizacional deixa de ser um conjunto de coisas físicas e se torna um universo de competências essenciais para o sucesso dos negócios. As competências são dinâmicas, intangíveis, mutáveis e garantidoras de competitividade organizacional, ao contrario dos recursos. Atualmente a TGA estuda a administração das empresas e organizações, tendo como ponto de vista a interação e interdependência entre as seis variáveis principais objeto especifico de estudo por parte de uma ou mais correntes da teoria administrativa. Essas variáveis básicas (tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade), constituem os principais componentes no estudo da administração. O comportamento dessas variáveis são sistêmicos e complexos

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com