TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital intelectual: sua importância na contabilidade

Tese: Capital intelectual: sua importância na contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Tese  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

Johnny Souza de Oliveira

Projeto de Iniciação Científica

Capital Intelectual: a sua importância na contabilidade

Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE da Anhanguera Educacional, tendo por objetivo a aprovação para a participar do Programa de Iniciação Científica.

Profa. Especialista Gisele Zanardi Cabeca

Campinas

2013

Resumo do Projeto

Este estudo tem a finalidade de mostrar o significado do capital intelectual e os seus modelos de aplicação dentro das organizações, tendo como objetivo principal analisar a importância do capital intelectual na contabilidade, e como ele afeta o valor de uma empresa, tornando-a mais competitiva, sólida e reconhecida pela sociedade. Também sendo seus objetivos secundários identificar diversos conceitos sobre o capital intelectual, as diferenças e semelhanças com o goodwill, apresentar o capital humano e a sua valorização nos dias atuais, e apontar a relevância deste assunto tanto para as empresas como para os funcionários.

O método e o material utilizado será o da pesquisa bibliográfica, através de livros, revistas, artigos, dissertações, teses e sites da internet.

Espera-se que os objetivos sejam alcançados e que os leitores, profissionais contábeis, professores e alunos possam entender, analisar e aplicar o conceito de capital intelectual, para que seu valor seja demonstrado da maneira mais real possível.

Palavras-chave – Capital Intelectual, Capital Humano, Ativo Intangível, Conhecimento, Goodwill.

1 Introdução

Estamos vivenciando a era do conhecimento e da informação, das inovações tecnológicas, econômicas, políticas, organizacionais e etc.; e toda vez que passamos por qualquer transição, há mudanças significativas dentro das empresas.

Antes, as empresas mais ricas eram as empresas que possuíam um valor significativo de bens físicos (tangíveis) e financeiros, hoje o cenário é completamente o oposto, as empresas que possuem capital intelectual (benefícios intangíveis), são muito mais preciosas.

Capital intelectual nada mais é do que o conjunto de ativos intangíveis dentro da empresa. Ativo intangível são todos os bens e direitos que não tem forma física, ou seja, são imateriais, podemos citar alguns exemplos: reconhecimento do funcionário, oportunidade de desenvolvimento do funcionário, esforço para alocar os funcionários na função correta, participação dos funcionários no planejamento estratégico, identificação de clientes recorrentes, valor da marca, valorização da cultura organizacional, etc.,

A contabilidade não consegue medir e divulgar o valor do capital intelectual das empresas, exceto quando a empresa é vendida, ocasionando muitas vezes um resultado ilusório.

Portanto, este estudo trará os conceitos de diversos autores e as formas de avaliar o capital intelectual contabilmente dentro de uma empresa.

2 Objetivos

O objetivo geral do projeto é analisar a importância da contabilidade e sua trajetória até os tempos atuais, visando destacar sua importância ao longo dos anos e destacar suas mudanças mais importantes ao longo da história.

E os seus objetivos específicos são:

Identificar alguns conceitos sobre a evolução da contabilidade

Verificar as diferenças e semelhanças entre a contabilidade usada anteriormente e atualmente.

Apresentar pontos em que a contabilidade sofreu mudanças importantes.

. Apresentar a importância dessa ciência em contexto global.

Apontar a relevância deste assunto tanto para a empresa como para o funcionário.

3 Justificativa

Este projeto é de grande importância para o conhecimento dos profissionais da área contábil, como também para os alunos e os professores de contabilidade. Apesar do tema não ser muito novo, ele ainda traz muitas dúvidas e controvérsias, e há muitos pesquisadores investigando sobre o assunto.

4 Viabilidade

A realização do projeto é viável. Ele será realizado na Unidade 2 (FAC 2) com a contribuição do coordenador e dos professores, e com os materiais (livros, revistas,artigos) disponíveis na biblioteca e nos sites da internet.

O projeto não terá custos financeiros.

5 Metodologia para o desenvolvimento do projeto

Este projeto estará baseado no método de pesquisa bibliográfica, através de materiais publicados (livros, revistas, dissertações e artigos disponíveis na internet, conforme demonstrados nas bibliografias aqui apresentadas).

6 Cronograma

1ª. Etapa – Levantamento Bibliográfico

2ª. Etapa – Leitura e fichamento das obras

3ª. Etapa – Revisão Bibliográfica

4ª. Etapa – Redação Final

Outras Etapas –

A tabela a seguir resume as atividades programadas para serem realizadas durante o programa de pesquisa apresentado.

FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1ª. Etapa X

2ª. Etapa

X X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com