TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capoeira E Boxe, Manifestações Culturais.

Trabalho Escolar: Capoeira E Boxe, Manifestações Culturais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 2

Questões orientadoras:

1) Por que e como a capoeira e o boxe podem ser utilizados para desenvolver a "pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo”?

A vivência e o aprendizado destas modalidades propiciam ao aluno, diversidade na cultura corporal de movimento desenvolvendo aspectos físicos, mentais e espirituais, tendo como objetivo o desenvolvimento do respeito e da valorização das diversas culturas existentes, repudiando toda e qualquer forma de discriminação. Estas atividades contribuem para o avanço da democratização e auxiliam no desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e afetivo-sociais, bem como, no comportamento crítico do aluno.

A prática destas atividades visam, desenvolver o autocontrole, a disciplina, a concentração, e ao mesmo tempo, aprender sobre a diversidade cultural existente em cada modalidade, seguindo o ritmo dos instrumentos, a ginga, a música (na capoeira), e no caso do boxe, seus 8 (oito) passos de execução. Estas modalidades são exemplos de esportes de inclusão e de baixa complexidade, se adaptam bem ao contexto escolar da atualidade, trazendo consigo, uma história rica e cheia de personagens, como os pioneiros que disseminaram a capoeira no Brasil, bem como também os grandes campeões do boxe, que fizeram história dentro da modalidade.

2) Por que e como a capoeira e o boxe podem favorecer “a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais"?

Por serem esportes de baixa complexidade e de fácil adaptação ao contexto escolar, visam formar indivíduos autônomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações interpessoais de qualidade e altruísmo com seu semelhante. Trazendo para o seu dia a dia, valores que serão levados por toda a vida, como de respeito mútuo, dignidade, valorização do ser humano, repudiando toda e qualquer forma de violência. Tendo como objetivos desenvolver essas práticas de forma prazerosa e estimulante, para que haja sempre interesse dos alunos, não só na parte teórica, mas na sua vivência diária, exaltando sempre a valorização da cultura e do lazer.

Para que esse desenvolvimento seja pleno é necessário que o professor, mostre aos alunos que essas práticas são altamente benéficas, não só para a saúde do corpo, mas que também promovem a integração entre todos os seus participantes. Mostrando assim, que é possível exercer diferentes atividades, de forma inovadora e positiva, para todos os tipos de grupos sociais, sem qualquer diferenciação ou exclusão, aproveitando o que esses esportes têm de melhor, a interação e a inclusão dos seus respectivos participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com