TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Captação E Manejo Da Agua

Dissertações: Captação E Manejo Da Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

A captação e o armazenamento de água de chuva como água potável não é uma ideia nova, sendo, durante algum tempo, ignorado por planejadores do setor público e privado. Hoje, no entanto, já existem projetos e leis que incentivam o uso da água de chuva. Mesmo assim a captação de água de chuva, se introduzida em grande escala e aliada à conscientização dos usuários, pode aumentar o abastecimento existente de água a um custo relativamente baixo, permitindo beneficiar muitas famílias, amenizando os impactos da estiagem em áreas rurais e ainda a redução das enchentes urbanas.

IMPORTANTE - Como essa água será só para fins não potáveis, aconselhamos usar apenas o cloro de origem orgânica (cloro usado em piscinas) para evitar qualquer tipo de proliferação de bactérias, germes, vírus, etc. Solicite ao fabricante ou revendedor, mais informações sobre os cuidados e manuseios com esse cloro.

Para fazer a captação da água de chuva, podemos usar qualquer superfície que tenha como condensar o escoamento da água para uma vertente, como por exemplo os telhados das casas, lajes ou pátios construídos especialmente para esse fim, onde não terá tráfego de pessoas, animais ou automóveis.

Após escolher a área de captação, você terá que usar o seu olhar clínico e observar muito bem, tudo o que está acima e ao redor desta área. Alguns fatores sempre deverão ser bem observados, como por exemplo:

- se tem árvores com seus galhos acima dessa área, e se soltam muitas folhas, flores, frutos, etc.;

- qual a incidência de aves que pousam, rodeiam, constroem ninhos, etc. e se tem bichos (ratos, gatos, etc.) que circulam sobre essa área;

- análise da quantidade de poluição atmosférica; se fica próximo a fábricas, rodovias, etc. Isso será fácil de observar analisando a quantidade de fuligem (poeira preta) que escorre junto com a água, principalmente logo no começo da chuva;

- o tipo e a inclinação da cobertura da área de captação, das calhas e tubos de drenagens, também pode influenciar muito. Quanto mais lisos e inclinados melhor.

O próximo passo é a instalação das calhas e condutores. Para isso use as referências da tabela a seguir que contém as principais referências para dimensionar os condutores horizontais (as calhas) e os condutores verticais (tubos de descida da água das calhas):

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »