TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização tátil E Visual Dos Solos

Dissertações: Caracterização tátil E Visual Dos Solos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 3

CURVA DE COMPACTAÇÃO DOS SOLOS; ÌNDICE DE SUPORTE CALIFÓRNIA (CBR)

Danilo José; Perciliana de Barcelos Mota; PetreHenqrique Teixeira de Oliveira; Renato Augusto Lacerda Ferreira; Roger Mendes Bomfim.¹ Nancy Tiemy Isewaki.²

¹ Graduando Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM .² Professor do Curso de Mecanica dos solos ll do Centro Universitário de Patos de Minas

INTRODUÇÃO

A realização da análise de solo é importante, pois somente os dados obtidos a campo através da observação visual não são suficientes para se determinar possíveis problemas que se enfrentará por causa de um solo ruim ou mal tratado.Antes de iniciar-se qualquer programa de amostragem de solo, os seus objetivos devem ser definidos, pois são os fatores determinantes no planejamento do programa a ser executado.Desenvolvimento pra este trabalho foram feitas três etapas os quais analisamos:Local onde foi retirado o solo: O local de retirada do solo foi selecionado pelo grupo, que foi no Bairro Califórnia, na Rua Sinval Veloso, em uma construção cuja fundação estava sendo construída e no qual o mestre de obra que retirava essa terra nos forneceu 20 Kg dela para a realização do trabalho.Profundidade:O solo foi retirado de uma profundidade de aproximadamente 01 metro, que era a profundidade que seria construída a fundação da casa. Análise Tátil VisualO solo que retiramos tinha uma cor alaranjado , sem nenhum odor diferenciado e sua retirada foi fácil, mostrando que em sua composição onde a predominância e de materiais pedregulhos.

Ensaio de Proctor

O Ensaio de compactação Proctor é um dos mais importantes procedimentos de estudo e controle de qualidade de aterros de solo compactado. Através dele é possível obter a densidade máxima do maciço terroso, condição que otimiza o empreendimento com relação ao custo e ao desempenho estrutural e hidráulico.

A metodologia foi desenvolvida pelo engenheiro Ralph Proctor em 1933, sendo normatizada nos Estados Unidos e no Brasil sua execução segue a norma ABNT NBR 7182/1986 - Ensaios de Compactação.

Índice Suporte Califórnia (CBR)

O Índice de Suporte Califórnia é a relação, em percentagem, entre a pressão exercida por um pistão de diâmetro padronizado necessária à penetração no solo até determinado ponto (0,1”e 0,2”) e a pressão necessária para que o mesmo pistão penetre a mesma quantidade em solo-padrão de brita graduada.

Através do ensaio de CBR é possível conhecer qual será a expansão de um solo sob um pavimento quando este estiver saturado, e fornece indicações da perda de resistência do solo com a saturação.

MATERIAL E MÉTODOS

Aparelhagem necessária e: balança, peneira de 4,8 mm, estufa, capsulas metálicas para determinação da umidade ,bandejas metálicas, régua, espátulas de lamina flexível, cilindro, soquete, prato perfurado de bronze, porta extensometro, disco anelar de aço para sobrecarga, extensometro, pista de penetração, extrator de corpo de prova, papel filtro circular, tanque ou recipiente com capacidade tal que permita a imersão total do corpo de prova , provetas.

A amostra recebida foi seca ao ar destorroada no almofariz, homogeneizada e reduzida pela repartidor de amostra passa-se tal amostra na peneira de 19`` a partir desse momento são moldados os cinco corpos de prova para o ensaio de compactação. Durante a compactação lança a amostra representativa no interior do molde em cinco partes iguais cada uma das camadassera compactada recebendo o numero de golpes correspondente a energia de compactação adotada. A partir desse ensaio e posteriores cálculos sera encontrado o teor de umidade ótima para realização do CBR.

Resultados e discussão

DADOS GERAIS

Umidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com