TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação Táctil/Visual Dos Solos

Dissertações: Identificação Táctil/Visual Dos Solos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 6

MECÂNICA DOS SOLOS I

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO

“2º Experimento: Identificação Táctil/Visual Dos Solos”

SÃO PAULO

2013

Objetivos da Experiência

Identificar, através da manipulação tátil e visual, características visíveis a processos aos quais as amostras de solo serão submetidas.

Introdução Teórica

2.1 Solos

Solos é resultado da decomposição das rochas, através do intemperismo, que é um processo que altera física e quimicamente as rochas e seus minerais, tendo principais fatores o clima e o relevo. Recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera.

Solos para fins de pavimentação considera-se qualquer material inconsolidado ou parcialmente consolidado, inorgânico ou não, que possa ser escavado sem o emprego de técnicas especiais.

Do ponto de vista físico, o solo é um sistema heterogêneo e trifásico. Na fase sólida é considerada descontinua e relativamente estável, na fase líquida pode ser considerada contínua, no sentido de ser possível a movimentação de um ponto a outro do solo, sem deixar essa fase e na fase gasosa é descontinua e ocupa de forma complementar o espaço poroso.

O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre e é composto por sais minerais dissolvidos na água intersticial, seres vivos e rochas em decomposição. Há muita variação de terreno a terreno dos elementos do solo, mas basicamente existem quatro camadas principais:

A primeira camada é rica em detritos de origem orgânica (humos) e é a mais fértil e recomendada para utilização em plantio;

A segunda camada é a camada dos sais minerais, subdividida em: Calcário (7 a 10% desta camada); Argila (20 a 30% da camada, composta por caolinita, caulim e sedimentos  de feldspato) e Areia (60 a 70% da camada, responsável por permitir a passagem de água e ar);

A terceira camada é a das rochas parcialmente decompostas e sedimentos;

A quarta camada é a de rochas que estão em início de decomposição. 

2.2 Tipos de solos

- Solos arenosos: são permeáveis, tem baixa capacidade de retenção de água além de baixo teor de matéria orgânica, possuem teores de areia superiores a 70% e o de argila inferior a 15%. Extremamente susceptíveis à erosão, necessitando de cuidados na reposição de matéria orgânica, no preparo do solo e nas práticas conservacionistas. São limitantes ao método de irrigação por sulcos, devido à baixa capacidade de retenção de água o que ocasiona uma alta taxa de infiltração de água no solo e consequentemente elevadas perdas por percolação.

- Solos argilosos: possuem baixa permeabilidade e alta capacidade de retenção de água, apresentam maior força de coesão entre as partículas, que além de dificultar a penetração, facilita a aderência do solo aos implementos e dificultam os trabalhos de mecanização, contém teores de argila superiores a 35%. Embora sejam mais resistentes à erosão, são extremamente susceptíveis à compactação, o que necessita de cuidados especiais no seu preparo, principalmente no que diz respeito ao teor de umidade, no qual o solo deve estar com consistência friável.

- Solos siltosos: é difícil diferenciar o silte da argila a olho nu, deve-se analisar a plasticidade, sendo que na argila é maior que no silte, onde é pouca ou nula. É todo e qualquer fragmento mineral ou de rocha menor que areia fina e maior do que argila, também é conhecido como areia de pedra.

- Solo humífero: mais indicado para plantações, geralmente fértil devido à presença de humos (cerca de 10% de húmus quanto ao total de partículas sólidas). Os húmus presentes em geral dão coloração escura ao solo e contribuem para retenção de água e sais minerais, aumentando a porosidade e aeração. Os grãos tem tamanhos variados e diversificados e a permeabilidade ocorre de acordo com o tipo de grão presente.

- Solo calcáreo: a quantidade de calcário nesse solo é maior que nos outros solos acima. Pode-se retirar dele um pó branco amarelado utilizado na fertilização de solos para agricultura, também obtém-se a matéria-prima para a fabricação de cal e do cimento.

Definições básicas

- Solos grossos: onde mais da metade dos grãos são visíveis a olho nu.

- Solos finos: onde metade das partículas são de tal dimensão que não são visíveis a olho nu .

- Solos orgânicos: contém uma certa quantidade de matéria orgânica e tem como característica cores escuras (preto, cinza escuro).

- Argila: têm granulação fina, constituído por partículas com dimensões menores que 0,002mm, apresentam coesão e plasticidade.

- Areia: solo formado por minerais ou partículas de rochas com diâmetros compreendidos entre 0,06mm e 2,0mm, não coesivo e não plástico.

- Areia fina: consistem em grãos de diâmetro compreendidos entre 0,06mm e 0,2mm.

- Areia média: consistem em grãos de diâmetro compreendidos entre 0,20mm e 0,60mm.

- Areia grossa: consistem em grãos de diâmetro compreendidos entre 0,60mm e 2,0mm.

- Silte: solo formado por partículas com diâmetros entre 0,020mm e 0,06mm, apresentam baixa ou nenhuma plasticidade e baixa resistência quando seco ao ar.

Identificação

1º deve-se verificar a granulometria, procurando classificá-las nas duas grandes divisões: solos grossos e finos.

2º Friccionar a amostra com os dedos, permitindo a separação dos solos grossos, que são ásperos ao tato, dos solos finos, que são macios ao tato.

3º Testar a mobilidade da água intersticial: misturar solo e água até a consistência de pasta, sem chegar ao estado de lama. Colocar essa pasta na palma de uma das mãos em concha, e com auxilio da outra mão, provocar vibrações na pasta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com