TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação visual e tátil de solo

Por:   •  15/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 4

Alexsandrey Marcelo Ceccatto

Identificação Visual e Táctil de Solos

Mecânica Dos Solos

Daniel Anijar de Matos

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

2015/2

Introdução

O profissional de Engenharia Civil precisa ter um conhecimento básico sobre os tipos de solos presentes na natureza, para que seja capaz de reconhecer, através de alguns simples ensaios de identificação visual e táctil, alguns tipos de terrenos que possam ser encontrados em campo e assim ter uma noção prévia de quais são as características principais que este solo possa apresentar.

Revisão Bibliográfica

Materiais e métodos

  • Materiais:

Cápsula

Becker

  • Métodos:

Foram realizados 6 tipos de ensaios de identificação visual e táctil para a determinação das 4 amostras de solos apresentadas no laboratório. A seguir, serão descritos os ensaios:

Ensaio 1: Teste visual e táctil

        Neste primeiro ensaio, era coletada uma pequena amostra de solo nas mãos e sentia-se a sua aspereza, observando também a visibilidade dos grãos do solo e classificando-os de acordo com os seguintes critérios:

- Areais: são ásperas e possuem partículas visíveis a olho nu.

- Siltes: É menos áspero que a areia, com partículas menos visíveis. Mas é preciso a execução de outros tipos de ensaios para diferenciá-lo da areia.

- Argilas: Quando molhada, parece uma pasta de sabão escorregadia. Se seca, dá a impressão de farinha. Grãos não são visíveis a olho nu.

Ensaio 2: Teste de sujar as mãos

        Para este ensaio, pegava-se uma amostra de solo na mão e, com um pouco de água, fazia uma pasta com o solo na palma da mão, em seguida colocava-se a palma da mão com a pasta num ângulo de 45º com o chão em baixo de água corrente e observa-se com que velocidade essa pasta escoava da mão e se manchava a mão ou não, classificando cada tipo de solo da seguinte maneira:

- Areia: Sai fácil da mão e praticamente não a suja.

- Silte: Demora mais para escoar e deixa uma mancha leve na palma da mão.

- Argila: Possui grãos muitos finos e por isso deixa uma mancha forte na palma da mão e demora muito para escoar a pasta totalmente da palma da mão.

Ensaio 3: teste de desagregação do solo submerso

        Para a realização deste ensaio, pegava-se uma pequena amostra de solo ao qual era adicionado um pouco de água, em seguida era moldada uma pequena esfera com este solo. Esta esfera de solo era então posta dentro de um Becker com água. Com o auxílio de uma espátula de aço pequena, agitava-se a água e observa-se com que velocidade o solo da esfera se desagregava, e então as amostras eram classificadas da seguinte maneira:

- Areia: se desagrega muito rápido, partículas sem coesão.

- Silte: Se desprende mais lentamente que a areia.

- Argila: Demora até se desagregar completamente.

Ensaio 4: Teste de resistência de solo secox

        Assim como no ensaio 3, eram feitas pequenas esferas com as amostras de cada solo. Estas esferas então eram levadas à estufa para secar por aproximadamente meia hora. Com as esferas já secas, elas eram colocadas, uma a uma, entre os dedos indicador e médio, e era testada a sua resistência pressionando os dois dedos contra a bola de solo e as amostras eram classificadas conforme sua resistência desta forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com