TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características das Teorias da Administração

Seminário: Características das Teorias da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Seminário  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

Características das Teorias da Administração

Teoria Clássica da Administração: Tem como principal característica a visão anatômica da empresa em termos de organização formal; eficiência dos processos produtivos; combate aos desperdícios; administração como processo e eficiência do modo burocrático de organização.

Teoria da Burocracia: Suas características é formalização que existem regras definidas e protegidas; divisão do trabalho onde cada elemento tem uma função específica; hierarquia, impessoalidade e competências técnicas e meritocracia.

Teoria Estruturalista: Tem como característica principal de encontrar um equilíbrio entre elementos racionais e não racionais do comportamento humano.

Teoria das Relações Humanas: As características principais é a corrente iniciada com a experiência de Hawthorne; combatia os pressupostos clássicos através da ênfase nas pessoas e nas relações humanas e o seu principal foco esta na integração das pessoas nos grupos sociais e a satisfação das necessidades individuais.

Teoria Comportamental: Suas principais características é a grande ênfase nas pessoas; a preocupação com o comportamento humano organizacional e os processos de trabalho e o estudo do comportamento humano que se baseia nas concepções da teoria X e Y.

Confrontando conteúdos

A abordagem das principais características das Teorias Gerais da Administração e suas aplicações, hoje em dia todas elas são aplicáveis, mas o grande desafio é adaptar-se é interagir entre as variáveis da administração encontrando o ponto de equilíbrio entre a proposta mecanicista e a concepção flexível, entretanto essas concepções defendiam extremos diferentes, mas ao mesmo tempo se completam podendo ser aplicáveis e úteis dentro da administração nos dias de hoje.

Logo após a Teoria Comportamental surgiu a Teoria Neoclássica, no qual esta teoria absorve o conteúdo de quase todas as outras teorias eliminando exageros e distorções, sendo assim é exigido que o administrador conheça aspectos relacionados à direção de pessoas dentro das organizações para atingir os objetivos através da comunicação, motivação e liderança.

As teorias são abordadas de acordo com o contexto histórico que vai se passando ao longo dos anos e analisando todas as teorias administrativas e as suas evoluções tem se a conclusão que as proposições não são antagônicas, mas uma completa a outra, sendo assim são criada novas teorias para aprimorar as posteriores nos dias atuais. Portanto as práticas administrativas têm carecido e buscando a união dos pontos positivos de cada teoria, adaptando e acrescentando às práticas o toque da arte administrativa que toda organização necessita para se obter uma grande eficácia.

A Abordagem Humanística representa uma transferência da ênfase anterior no qual são colocados os aspectos técnicos e formas da administração, a onde foca os aspectos sociológicos e psicológicos do trabalho. A sua principal característica é a análise do trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho e a adaptação do trabalho ao trabalhador.

Com tudo isso tem ainda a Teoria Estruturalista que reflete muito nos dias de atuais, pois onde é considerada a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com