TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do condensador

Resenha: Características do condensador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Resenha  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Características dos capacitores

Potência nominal:

Os capacitores utilizados para correção de FP são dimensionados pela potência reativa, pois é esta potência que o sistema absorve uma vez aplica-se uma tensão e frequência com valor igual a nominal dos capacitores. Portanto, sabendo-se a tensão nominal, frequência e sua potência reativa, calcula-se sua capacitância, usando a equação x.

c=(1000.Pc)/(2 x π x Fx 〖Vn〗^2 )

(x.)

Pc – potência nominal do capacitor, em kvar;

F – frequência nominal, Hz

Vn – tensão nominal, em kV

C – capacitância, µF

De modo geral até 660V, a potência nominal não passa os 50 kvar, para sistemas trifásicos, e 30 Kvar em sistemas monofásicos.

Frequência nominal:

Se tratando do Brasil, a frequência normalmente é 60 Hz, mas podem ser aplicados em outras frequências também desde que tenham seu valor calculado corretamente, sabendo que o valor da frequência influencia diretamente no valor da potência reativa do capacitor.

Tensão nominal:

No mercado são encontrados nos valores de tensão entre fases ou entre fase e neutro, tanto para sistemas trifásicos e monofásicos. Existem capacitores de baixa tensão com valores compreendidos entre 220 a 480V que são utilizados em industrias de médio e pequeno porte. Porém há aplicações que exigem capacitores com um alto valor de tensão, ou seja, capacitores para tensão primária, tendo valores de tensão nominal de 2300V até 13,8 kV.

Aplicação dos capacitores:

Além de utilizar capacitores em sistemas industriais com o objetivo de corrigir o fator de potência, os mesmo vem sendo aplicados nos sistemas de distribuição das concessionárias e nas subestações de potência, mas não para corrigir o fator de potência e sim diminui as perdas e elevar o nível de tensão da rede.

O comportamento de um capacitor em uma rede industrial qualquer é como uma fonte de potência reativa, fornecendo a carga energia reativa que a mesma necessita para seu funcionamento. Outros benefícios podem ser extraídos quando se instala banco de capacitores numa instalação industrial:

Reduz a queda de tensão nos circuitos elétricos;

Permite a utilização de novas cargas, pois deixa de consumir energia reativa da instalação elétrica;

O transformador primário tem capacidade de fornecer mais potência ativa á instalação elétrica;

Pode- utilizar cabos elétricos com seções menores, pois a corrente da instalação elétrica é reduzida;

Maneiras de correção do Fator de Potência:

Outro ponto muito importante quando se deseja instalar banco de capacitores, é escolher o melhor lugar a ser instalado, há basicamente quatro maneiras de se instalar os bancos:

Seja ele na entrada de energia primária (alta tensão): apenas melhora o fator de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com