TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um experimento para observar o efeito da distância causada por uma placa acrílica (redes) e ar em um condensador capacitor

Artigo: Um experimento para observar o efeito da distância causada por uma placa acrílica (redes) e ar em um condensador capacitor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  Artigo  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

O experimento foi realizado com o intuito de observar a influência da distancia causada pela(s) placa(s) de acrílico e o ar na capacitância do capacitor, construir um gráfico a partir dos dados obtidos e comparar com os valores encontrados teoricamente.

O experimento demonstrou que a capacitância eletrostática de um capacitor plano é inversamente proporcional a distancia entre eles, variando com a natureza do isolante (no caso em estudo, placa de acrílico e ar) e diretamente proporcional à área do capacitor. A constante de proporcionalidade é denominada permissividade.

Os capacitores se apresentam numa grande variedade de formas e tamanho. Os elementos básicos de quaisquer capacitores são dois condutores isolados de formato arbitrário, esses condutores são chamados de placas. Se as placas forem condutoras, elas têm superfícies equipotenciais.

Os materiais utilizados foram: kit capacitor; 01 par de fios com conectores banana/jacaré, paquímetro, capacímetro, 4 placas de acrílico, 16 pedaços de acrílico pequeno.

Ao iniciar o experimento houve uma medição do diâmetro das placas com o paquímetro que foi de 97,00mm; também foi medida a espessura da placa de acrílico de 1,90mm; os pinos banana foram conectados no capacímetro e nos terminais das placas do capacitor; entre as placas foi colocado o 1º dielétrico (placa de acrílico) e anotado sua capacitância assim sucessivamente até o 4º dielétrico; após anotar os dados a placa de acrílico utilizada como dielétrico foi substituída por ar; entre as placas foram colocados 3 espaçadores (pedaços de acrílicos de 2,05mm de espessura) em sua extremidade para fazer com que o ar esteja na maior parte da placa e seja o dielétrico no experimento, anotado a capacitância foi empilhado 1 novo espaçador em cada espaçador existente e anotado os dados novamente, foi feito isso até ser empilhado 4 espaçadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com