TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carnaval no brasil

Seminário: Carnaval no brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Seminário  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Ao falamos em carnaval no Brasil, lembramos de muitos ritmos desta festa sacra e mundana ao mesmo tempo, entre os principais estão:

SAMBA:

O mais tradicional ritmo brasileiro, o samba tem raízes em solo carioca e possui letras que falam do cotidiano, dos trabalhadores e das dificuldades da vida de uma forma bem humorada. O estilo envolve turistas de todos os lugares principalmente pela sensualidade das mulatas fantasiadas com plumas coloridas, mas também pelo jeitinho envolvente de sambar dos brasileiros. É dividido em categorias como samba-enredo, pagode, de gafieira, blocos de rua com utilização de instrumentos de percussão, sendo este último o mais comum durante a época de carnaval. Atualmente, Fortaleza possui o maior pré-carnaval do país com grupos como Camaleões do Vila, Unidos da Cachorra e Luxo D’aldeia representando os mais populares blocos de rua da capital.

FREVO:

Famoso no carnaval pernambucano, principalmente em Recife e Olinda, o frevo é um tipo de marchinha acelerada. Possui passos rápidos e complicados com malabarismos e rodopios. Os dançarinos vestem roupas coloridas e uma tradicional sombrinha aberta enquanto dançam. Esta é a marca do estilo, inclusive é também souvenir da capital pernambucana. A origem do nome vem do verbo ferver, já que a dança faz parecer que abaixo dos pés dos dançarinos exista uma superfície quente, impedindo-os de ficarem parados. Muita efeverscência e agitação! .

AXÉ:

O nome vem das palavras energia, poder e força de um idioma oriundo do oeste da África. Surgiu na Bahia na década de 80, até se faz presente em um dos carnavais mais tradicionais do país, em Salvador. São os trios elétricos equipados com grandes aparelhos de som, com poderosos alto-falantes que reproduzem as composições e servem de palco móvel para as bandas de axé presentes no festival, em sua maioria de origem baiana, envolvendo a multidão de carnavalescos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com