TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta De Avaliação De Atividades Epilinguísticas

Trabalho Escolar: Carta De Avaliação De Atividades Epilinguísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

Prezada senhora,

Ao analisarmos os diversos problemas enfrentados pelos brasileiros, percebemos que a educação apresenta-se como um dos mais graves. Apesar da queda do analfabetismo os brasileiros ainda apresentam dificuldades na leitura e escrita ,esse problema tem origem em uma pratica pedagógico presa a uma gramatica tradicional que não produz no aluno uma reflexão sobre o sentido semântico dos textos .

As deficiências no processo de ensino-aprendizagem merecem atenção, principalmente nos primeiros anos escolares. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, via de regra, a aprendizagem da escrita de textos tem sido feita de forma desarticulada da aprendizagem da gramática da língua materna, cujo ensino orienta o aluno a realizar exercícios que dão prioridade aos aspectos descritivos dos fatos linguísticos e cuja abrangência não excede o limite da frase, portanto não tem sido feita a necessária integração entre os dois domínios, ou seja, a atividade de produção de textos (atividade linguística) e a análise linguística voltada para a sistematização dos conhecimentos (atividade metalinguística) são ações desarticuladas, não guardando entre si nenhumarelação que possa garantir a compreensão dos conteúdos e procedimentos envolvidos em ambas as atividades.

Para avaliar a compreensão e produção de texto foramaplicadas atividades epilinguísticasaos alunos do ginásio municipal pela professora Talita Ariely. Essa atividade consiste num texto com lacunas, sendo que cada lacuna deve ser completada com um verbo, que pode ser encontrado num quadro com verbos no infinitivo. O foco do exercício é abordar a conjugação de verbos. É importante salientar que, para sua realização, não foi feita nenhuma explicação sobre conjugação verbal. Apenas foi solicitado aos alunos que preenchessem o texto com as palavras do quadro. A atividade foi aplicada a duas turmas de 7ª. série do Ensino Fundamental,Por meio desse exercício,pode-se notar um resultado positivo pois à consciência da língua da materna apresentada por eles, foi constatado por meio das poucas inadequações que cometeram. Isso prova que os estudantes não precisam de explicações exaustivas para criarem uma consciência da língua da qual são falantes.

Diante de tal situação, precisamos, ainda, percorrer um árduo caminho para que possamos ter um país que veja a educação com a seriedade merecida. Sendo assim, precisamos dainformatização das escolas acerca da pratica epilinguística e de programas de capacitação profissional, para que assimo Sistema Educacional seja transformado em um serviço eficiente e eficaz.

Atenciosamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com