TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa De Repouso O Negocio Do Futuro

Ensaios: Casa De Repouso O Negocio Do Futuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 3

O país passa por uma grande transformação na sua pirâmide etária. Nos últimos 50 anos, o número de idosos saltou de dois para quatorze milhões de pessoas. E nos próximos vinte anos, os idosos poderão ultrapassar a marca de 30 milhões, e representar quase 13% da população, segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De olho nisso, alguns setores se especializaram no atendimento a pessoas acima de 60 anos que, por alguma deficiência, seja psíquica ou física, ou mesmo por opção, passaram a depender de terceiros. É o caso das casas de repouso particulares que surgem no mercado com ares de hotel cinco estrelas. Voltadas para este nicho de mercado, o surgimento de casas de repouso foi incrementado, já que neste contexto, figuram como um negócio com tendência de expansão nas grandes cidades.

Em função das mudanças sociais, as famílias hoje não contam mais com pessoas que passam os dias trabalhando em casa e que, desta maneira, acompanhavam parentes idosos que exigiam cuidados especiais. Para suprir essa necessidade surgem as famosas “casas de repouso”.

ESTRUTURA

Área mínima necessária para a instalação de uma Casa de Repouso é de aproximadamente 550 m². Essa estimativa pode ser feita em função do número de idosos que residirão na Casa. Esse cálculo é feito para um número de 50 idosos. Estima-se, contudo, que cada quarto ocupe uma área de 6 m², o que seria equivalente a 300 m², apenas a área dos dormitórios. Deve-

se, entretanto incluir uma área para a sala de estar, sala de televisão, cozinha, copa, lavanderia, consultórios médicos, escritório e banheiros masculinos e femininos.

Uma boa casa de repouso deve contar com apartamentos tipo suítes (para clientes individuais, casais e grupo) equipada com uma série de itens para conforto dos clientes. Dentre eles:

- Mobiliário completo

- Telefone

- TV

- Frigobar

- Ar Condicionado / Ventilador de Teto

- Sistema de Chamada de Enfermagem

Além disso, deverá oferecer os seguintes serviços:

- Recuperação Hospitalar

- Atendimento e acompanhamento de enfermeira padrão sanitarista (*)

- Atendimento fisioterápico (*)

- Atendimento Psiquiátrico (*)

- Atendimento médico (*) (Clínico Geral)

- Acompanhamento do idoso em todas as suas necessidades

- Serviços de remoção (ambulância)

- Sistema de entretenimento (filmes, TV, jogos, passeios, etc.)

- Fisioterapia em geriatria (*)

(*) Estes são os profissionais exigidos perante a lei para a instalação do estabelecimento.

REGISTRO ESPECIAL

Para registrar sua empresa você precisa de um contador. Profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com