TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso: Mudanças Na Direção Da São Paulo Alpargatas

Ensaios: Caso: Mudanças Na Direção Da São Paulo Alpargatas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  1.665 Visualizações

Página 1 de 3

Caso: Mudanças na direção da São Paulo Alpargatas

Com base no estudo de caso supracitado responda as seguintes questões:

1) “ Para aumentar a eficiência organizacional da Alpargatas, Fernando Tigre reestruturou a Divisão de Operações, que passou a contar com as subdivisões de Calçados Esportivos, Havaianas, Têxteis Industriais, Varejo e Calçados Timberland.”

1.1) Represente a nova estrutura organizacional da divisão de Operações, por intermédio de um organograma.

1.2) Mencione qual o critério de departamentalização utilizado neste novo desenho estrutural da Divisão de Operações.

R= O Critério utilizado foi a DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS, este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com os produtos ou serviços realizados, ou seja, os resultados esperados da empresa.Tigre investiu na tática de descentralização e a mudança na política da organização. Foram feitas 5 subdivisões onde cada uma ficou responsável por todas as etapas desde a produção até a venda dos produtos.

2) “ A Subdivisão de Calçados Esportivos possui um Setor de Vendas, que abrange uma Supervisão de Recrutamento e Seleção, uma Supervisão de Treinamento, uma Supervisão de Vendedores e uma Supervisão de Comissionamento. Além do Setor de Vendas, a Subdivisão de Calçados Esportivos possui ainda o Setor de Atendimento ao Consumidor (SAC), o Setor de Logística, o Setor de Produção e o Setor Administrativo\Financeiro.”

2.1) Represente a estrutura organizacional da Subdivisão de Calçados Esportivos, utilizando um organograma clássico.

2.2) Qual o critério de departamentalização utilizado na estrutura do Setor de Vendas?

R= O critério utilizado foi o de formar subdivisões dentro do Setor de Vendas cujo os profissionais que posuiam as mesmas habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro de cada processo de trabalho em cada subsetor(Supervisão). Podemos também identificá-lo também por DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL.

3) Quando Tigre planejou o “Choque de Gestão”, observou as “Bases do Comportamento em Grupo”, nos grupos formais e informais. Dentre as “características dos grupos” observadas qual(ais) dimensão(ões) podem ser identificada(s)? Justifique com base no texto.

R= Podiam ser observadas a formalidade. Os membros estavam ligados apenas por suas tarefas, pela autoridade e hierarquia que os regiam. Com o novo sistema da informalidade, Tigre criou relações mais simples e diretas, desta forma deu-se a sensação de inclusão na empresa, fazendo com que todos se sentissem responsáveis e contentes pelo sucesso dos novos empreendimentos.

4) Dentre as vantagens de uma organização descentralizada, quais as constatadas no processo implementado por Tigre em suas unidades? Justifique as vantagens com base no texto.

R= As vantagens foi a divisão das gerações em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com