TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Ambev

Trabalho Universitário: Caso Ambev. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  5.370 Visualizações

Página 1 de 2

1. Que outras alternativas Antarctica e Brahma teriam?

Pesquise o que é \"economia de escala\" e relacione qual a importância de economias de escala na indústria de cerveja e refrigerantes e o seu impacto sobre as empresas do setor.

Não havia alternativas uma vez que, se a fusão não ocorresse as duas cervejarias seriam ameaçadas por empresas estrangeiras, como o próprio texto diz: - Futuro pertence aos gigantes.

A diferença de resultados entre as duas empresa foi motivado pela forma que o grupo que comprou a Brahma adotou para administrar a empresa, o processo de expansão e a política agressiva de promoções de vendas fizeram com que as ações desta marca duplicassem seus valores, ao contrario da Antarctica, que estava apresentando destruição

Economia de escala : É aquela que organiza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, procurando como resultado baixos custos de produção e o incremento de bens e serviços. Ela ocorre quando a expansão da capacidade de produção de uma empresa ou indústria provoca um aumento na quantidade total produzida sem um aumento proporcional no custo de produção.

2. Como as empresas do setor de bebidas (cervejas e refrigerantes) devem agir no novo cenário competitivo que surgiu após a fusão?

Estas empresas poderiam se unir e praticar o processo de vendas casadas entre seus produtos, isso tornaria o mercado mais competitivo e diminuiria uma fatia do mercado que atualmente só a Ambev esta assumindo.

3. Em sua opinião, você concorda ou discorda com a decisão do Cade? Se pudesse fazer o papel do Cade, quais seriam suas medidas?

Eu concordo com a decisão tomada pelo Cade, mas mesmo tendo criado várias restrições para que ocorresse a fusão e a criação da Ambev, eles deveriam ter criado algum órgão que os fiscalizasse frequentemente. No Brasil as empresas se beneficiam de muitas brechas da Lei, e com isso, num curto período de tempo, começam a se aproveitar de sua liderança de mercado, aumentando os preços de seus produtos e assim, gerando o aumento de seus lucros.

MLA

CHICAGO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com