TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 1 - Penal

Artigos Científicos: Caso Concreto 1 - Penal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1: Se trata de crime de latrocínio, roubo seguido de morte, já que Hercílio e Arnaldo invadiram a casa de Helio e Maria Rosa no intuito de roubar alguns eletrodomésticos e após isso, atirarem nas vitimas.

Pode-se dizer que os praticantes do latrocínio tiveram a intenção de roubar e matar o casal, além do concurso formal improprio, por serem dois homicídios. Mais de um crime e um resultado.

Concurso formal é aquele em que o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, quando então, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade.

Concurso material - mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que haja incorrido.

Caso Concreto 1 – Respostas

Questão 2: Simplício no primeiro caso cometeu o furto, pois ele se apropriou de algo que não lhe pertencia, sem o contato com a pessoa possuidora do objeto e o segundo caso, classificado como roubo, já que foi com violência, através da grave ameaça a Abrilina e Lindolfo. Para a aplicação das penas, através do concurso formal, a ação é dolosa, será utilizada a aplicação da mais grave e no concurso material.

Questão 3: Resposta A. a) o juiz deverá aplicar a pena mais grave e aumentá-la de um sexto até a metade.

Questão 4: Resposta A. a) No caso de crime continuado, o ordenamento jurídico pátrio adotou a teoria da ficção jurídica, segundo a qual a unidade delitiva caracteriza-se como criação da lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com