TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 1 Psicologia Aplicada Ao Direito

Artigos Científicos: Caso Concreto 1 Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

CASO CONCRETO AULA 1

Uma questão interessante que, por certo, merece destaque no estudo do surgimento da psicologia como ciência no século XIX, na minha opinião, trata-se da subjetividade privatizada. No excelente trabalho Psicologia? uma (nova) introdução, dos professores Luís Cláudio Mendonça Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi, deparamo-nos com duas condições (fundamentais) para o conhecimento científico da psicologia: uma experiência clara da subjetividade privatizada e a experiência da crise desta mesma subjetividade. Mas o que vem a ser a subjetividade privatizada? Pelo que percebemos, estamos falando da nossa individualidade, dos nossos desejos, do nosso ?eu?, enfim, daquilo que está dentro de nós e que somente nós temos contato. E quanto à crise? Bem, estaríamos diante das transformações culturais ao longo dos anos, tais como religiosidade, arte, valores, costumes etc., determinando, de certa forma, a subjetivação e a individualização. Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões. Há uma perplexidade, inclusive quando descobre não existir muita diferença entre os homens.

MENDES JUNIOR. Psicologia como ciência : a crise da subjetividade privatizada. Disponível em http://www.cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=3381

Acesso em 08 jun. 2013

1-A partir do texto acima escolha uma das transformações culturais, citadas pelo autor, e descreva como ela determina a nossa subjetividade e individualização.

Valores: Com o decorrer dos anos somos parte de uma sociedade com o ideal de seguir valores de tal época, porém o próprio sistema se divide de certa forma em alguns âmbitos nesses valores, daí então se percebe que nem tudo aquilo que aprendemos, achamos atitudes corretas. Cada pessoa possui suas idéias, desejos e perspectivas. No contexto geral não há duvida que o próprio sistema venha evoluindo na questão de atualização de valores na sociedade, principalmente no que se diz respeito há normas de conduta. Porém muitas vezes o que pensamos, achamos ou reivindicamos é considerado irrelevante dentro da sociedade, e alguns desses valores acabam sendo modificados ou esquecidos. Em minha opinião isso ocorre de forma equivocada, manipulada por quem tem o poder. Como diz no texto, conceitos de liberdade, individualidade e igualdade, são meras ilusões.

2- ..." Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões". Desenvolva esta afirmativa.

Liberdade: Se seguirmos corretamente as normas, estaremos livres dentro da sociedade, porém não estamos livres das normas impostas por ela, mesmo estando em discordância.

Individualidade: cada um tem sua forma de pensar, agir, podemos seguir nossos objetivos e nos comportarmos da forma que achamos conveniente em nosso meio particular ou familiar, e também dentro da sociedade, com tanto que não entre em conflito com as normas impostas por ela.

Igualdade: dentro da sociedade atual como ao longo da história, talvez este seja o conceito que há mais controvérsia. Na verdade qualquer pessoa com capacidade em obter informação sabe que uma verdade dentro deste conceito é que a igualdade não deixa de ser uma ilusão. Mais uma vez tem haver com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com