TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto Sociologia

Dissertações: Caso Concreto Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 4

AULA 01 - RESPOSTAS

1-A partir do texto acima escolha uma das transformações culturais, citadas pelo autor, e descreva como ela determina a nossa subjetividade e individualização.

Resposta: Os valores determinam a nossa individualização, pois nos desenvolvemos ela com o decorrer da nossa vida. Fazendo com que cada indivíduo possua valores, desejos e perspectivas diferentes uns dos outros.

2-...” Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões". Desenvolva esta afirmativa.

Resposta: Esta afirmativa desenvolve a ideia de que o indivíduo está sempre sendo influenciado pelas regras da sociedade.

QUESTÃO

Marque a alternativa correta:

O conhecimento produzido pela Psicologia na atualidade originou:

I -uma extensão dos campos e dos métodos de atuação do psicólogo que o está levando a uma perda da identidade profissional.

II - alternativas psicoterapêuticas que estão levando o psicólogo de volta a seu

lugar ideal de trabalho: o consultório

III -novos conhecimentos sobre grupos e instituições que ampliam as possibilidades de ação do psicólogo para além da clínica.

É correto APENAS o que se afirma em

A I.

B II.

C III.

D I e II.

E II e III

RESPOSTA: ITEM C  III - novos conhecimentos sobre grupos e instituições que

AULA 02 – REPOSTA

QUESTÃO

Marque a resposta correta:

A Psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo:

a) Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas inserido em seu contexto social.

b) Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto seu intelecto e aspectos afetivoemocional.

c) Estudar o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físicomotor,intelectual, afetivoemocional e social desde o nascimento até a idade adulta.

d) Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu aspecto intelectual e a construção de seu conhecimento desde a infância até a vida adulta.

REPOSTA: ITEM D  Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu aspecto intelectual e a construção de seu conhecimento desde a infância até a vida adulta.

AULA 03 – RESPOSTA

Leitura dirigida:

A partir do texto identifique e compare as fases do desenvolvimento e as características de personalidade citadas pela autora.

QUESTÃO

Na formação e estruturação da personalidade de um indivíduo, deve ser levado em conta que a(s)

I. personalidade, em sua formação, depende exclusivamente de fatores ambientais.

II. disposições herdadas têm pouca atuação na formação e estruturação da personalidade de um indivíduo.

III. dimensão estrutural e histórica da personalidade contribui para a sua constituição como tal.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

a) apenas o item I está correto.

b) apenas os itens I e II estão corretos.

c) apenas o item III está correto.

d) todos os itens estão corretos.

RESPOSTA: ITEM C  dimensão estrutural e histórica da personalidade contribui para a sua constituição como tal.

AULA 04 – RESPOSTAS

Analise o caso apresentado utilizando os conceitos de gênero e de violência de gênero, seguindo o seguinte roteiro:

• Descreva o conceito de gênero.

R- São as diferenças entre o Homem e a mulher quanto aos papeis que lhes são atribuídos pela sociedade, num determinado momento, num contexto histórico cultural.

• Descreva o conceito de violência de gênero.

R- São as diferenças impostas menosprezadamente pelo cônjuge, ou seja, a indução paulatinamente da perda dos direitos até a pratica do ato violento em si, seja ela física ou psicológica.

• Como esses conceitos podem explicar a situação descrita.

R- Observa-se que no conceito de gênero da situação descrita já se vê a inferioridade de Ana, que esperou 23 anos para sair desse sofrimento, das humilhações e dos espancamentos a ela aferida. Pois ali Roberto deixara clara a função dela nessa relação.

R- O Casal já vivenciou essa violência desde o namoro. Roberto procurava manter um controle ríspido com relação à conduta e a liberdade de Ana, que as interpretava como sendo simplesmente ciúme. Tal ato já se encontra previsto na Lei 11.340, caput. Roberto em sua defesa ainda expõe Ana, culpando-a pelo comportamento, a quem considerava desobediente e lerda para os serviços domésticos.

1. Em maio de 2010, o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão lança a Portaria nº. 233 assegurando aos servidores públicos, no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, o uso do nome social adotado por travestis e transexuais, ou seja, aquele nome pelo qual essas pessoas se identificam e são identificadas pela sociedade. Essa normativa é mais uma, dentre tantas (ver http://www.abglt.org.br/port/nomesocial.php), que reconhecem o direito ao respeito à identidade de gênero. A respeito desse conceito identidade de gênero, podemos afirmar que: (Assinale a alternativa INCORRETA e JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA)

RESPOSTA: ITEM A A identidade de gênero diz respeito ao sentimento de pertencer a um gênero, independente do sexo biológico.

JUSTIVICATIVA

A identidade de Gêneros nasce conosco. Uma criança de 4 ou cinco anos já reconhece sua identidade de gênero, no entanto ainda não tem uma orientação sexual.

...

Baixar como  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »