TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Concretos Sociologia

Artigos Científicos: Casos Concretos Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho entregue com sucesso.

Código do recibo: 2124800

Trabalho entregue: Caso Concreto 5

Trabalho entregue: 28/09/2013 22:29

Observações: C) Um pacto de obediência.

Arquivo enviado: Não informado.

Trabalho entregue com sucesso.

Código do recibo: 2125311

Trabalho entregue: Caso Concreto 6

Trabalho entregue: 28/09/2013 23:18

Observações: 1) A violência juvenil é um fenômeno mundial que preocupa as autoridades responsáveis. Observando o caso acima e outros similares e considerando a teoria de Èmile Durkheim, como podemos analisar a relação indivíduo/sociedade?

Segundo Durkheim, ao nascermos já encontramos regras sociais, costumes e leis que somos coagidos a aceitar por meio de mecanismos de coerção social, como a educação. Não temos o direito de opinar ou escolher, sendo assim independente de nós, de nossos desejos e vontades. Porém, o mesmo demonstra em todas as suas teorias que os fatos sociais tem existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular, embora todos possuam sua consciência individual cada um tem o seu modo próprio de se comportar e interpretar a vida. Nos dias atuais com o mundo globalizado as pessoas se tornam cada vez mais individualistas havendo uma inversão de valores e uma busca desenfreada pelo consumo e o poder, tornando a nova geração alienada a moral e os costumes ditados por seus pais.

2) Em uma de suas obras fundamentais, As regras do método sociológico, publicada em 1895, Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia: os fatos sociais. Durkheim distingue 3 características dos fatos sociais, a primeira delas é a coerção social. O grau de coerção dos fatos social se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanções podem ser:

A) Legais ou espontâneas.

Trabalho entregue com sucesso.

Código do recibo: 2125704

Trabalho entregue: Caso Concreto 7

Trabalho entregue: 29/09/2013 00:02

Observações: Qual conceito da teoria durkheimiana se aplica ao texto acima? Justifique sua resposta

Morfologia Social: as espécies sociais

Para Durkheim, a sociologia deveria ter ainda por objetivo comparar as diversas sociedades. Constituiu assim o campo da morfologia social, ou seja, a classificação das espécies sociais numa nítida referência às espécies estudadas em biologia. Essa referência, utilizada também em outros estudos teóricos, tem sido considerada errônea uma vez que todo comportamento humano, por mais diferente que se apresente, resulta da expressão de características universais de uma mesma espécie. A guerra da exemplos nítidos desse comportamento, assim como as guerras por territórios e poder, bem representados no texto.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com