TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Castração De Bovinos

Trabalho Escolar: Castração De Bovinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  6.538 Palavras (27 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 27

FACULDADES INTEGRADAS APARICIO CARVALHO – FIMCA

CURSO DE ZOOTECNIA

KAIRO HENRIQUE MAZZUCHELLI MOTA

DESEMPENHO DE BOVINOS SUBMETIDOS A DUAS TÉCNICAS DE CASTRAÇÃO

PORTO VELHO/RO

2012

KAIRO HENRIQUE MAZZUCHELLI MOTA

DESEMPENHO DE BOVINOS SUBMETIDOS A DUAS TÉCNICAS DE CASTRAÇÃO

Orientador: Prof. Dr. Aderbal Cavalcante Neto

Co-orientadora: Profa. Dra. JucileneCavali

PORTO VELHO/RO

2012

KAIRO HENRIQUE MAZZUCHELLI MOTA

DESEMPENHO DE BOVINOS SUBMETIDOS A DIFERENTES TÉCNICAS DE CASTRAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso elaborado como requisito parcial para obtenção do grau de Zootecnista, apresentado às Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA.

Data de Aprovação: ___/___/____

Conceito: __________

Banca examinadora

__________________________________

Prof. Dr. Aderbal Cavalcante Neto

(orientador)

_________________________________

Profa. M.Sc. Andreia Alves Demeu

(examinadora)

_________________________________

Prof. Dr. Marlos Oliveira Portp

(examinador)

Dedico este trabalho primeiramente a Deus e a minha família, especialmente a minha mãe e a minha avó por serem meus dois esteios, minhas bases de tudo, é delas que tiro toda minha força para alcançar meus objetivos e vencer meus desafios.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a todos os professores do decorrer do curso, em especial ao professor Aderbal Cavalcante Neto, por ter se empenhado e me orientado no decorrer da elaboração da minha monografia, nas analises dos meus dados, e a professora Jucilene Cavalli, que me ajudou da coleta dos meus dados, nas avaliações dos animais.

Agradeço a minha avó Irene Constancio Mazzuchelli por ter fornecido os animais a propriedade e bancado todo o experimento.

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Provérbio Chinês

RESUMO

A castração é uma exigência dos frigoríficos e, em muitas situações, também do consumidor, em função da melhor deposição da gordura de cobertura na carcaça e maior maciez da carne. A castração por meio cirúrgico é o método mais usado em todo o país na bovinocultura de corte, mas, com essa cirurgia, produtores já perderam animais quando não realizada por profissional capacitado. Diante desse cenário, surgiu a imunocastração, uma vacina que gera a suspensão temporária da fertilidade de machos e fêmeas, permitindo que os pecuaristas obtenham os mesmos benefícios dos métodos tradicionais de castração, sem os prejuízos acarretados por eles. Assim, este trabalho tem como objetivo comparar o desempenho de bovinos da raça nelore submetidos a duas técnicas de castração, a imunocastração e a cirúrgica. Para isso, foram utilizados 36 animais da raça nelore, com idade inicial aproximada de 26 meses, divididos ao acaso em dois lotes, sendo 18 castrados no método imunológico, com a vacina, e 18 animais castrados no método cirúrgico. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com dois tratamentos (imunocastração e método cirúrgico) e 18 repetições, sendo cada animal uma unidade experimental. Os dados foram analisados utilizando-se o procedimento GLM do SAS.Foram calculados o peso aos 30 dias (P30), aos 60 dias (P60), aos 90 dias bem como o ganho de peso durante o período experimental. Calcularam-se ainda o peso da carcaça, seu rendimento, pesos do dianteiro e do traseiro, espessura de gordura subcutânea bem como sua cor.De acordo os resultados obtidos, a técnica de castração não afetou as características analisadas, podendo, assim, utilizar a imunocastração, visto esta proporcionar melhor bem-estar em relação ao método cirúrgico.

Palavras-chave: acabamento de gordura, imunocastração, método cirúrgico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com