TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Catalizadores

Resenha: Catalizadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Resenha  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  200 Visualizações

Catalisadores são substâncias produzidas pelas indústrias químicas, que afetam a velocidade de uma reação. O catalisador é adicionado a uma solução com o intuito de acelerar uma reação, ele faz com que as moléculas presentes reajam com uma velocidade maior. O nome dado a reação que ocorre na presença de um catalisador se chama “Catalise”.

Resumindo: Catalisadores são espécies químicas que possuem a propriedade de aumentar a velocidade de uma reação e Catálise é o nome dado às reações que acontecem na presença de catalisadores, veja agora como ela pode ser classificada:

Catálise Homogênea:

É uma reação cujo catalisador e os reagentes constituem um sistema monofásico, ou seja, é uma mistura homogênea.

Exemplo:

Através do oxigênio (gás), o dióxido de nitrogênio (gás) catalisa a oxidação do dióxido de enxofre (gás) a trióxido de enxofre (gás).

Catálise Heterogênea:

É uma reação cujo catalisador e os reagentes constituem um sistema polifásico, ou seja, é uma mistura heterogênea.

A reação entre o hidrogênio (gás) e o etileno (gás) forma-se o etano, sob a ação catalítica de alguns metais sólidos, como a platina e o níquel.

Inibidores

São substâncias, que ao contrário dos catalisadores, aumentam a energia de ativação e como consequência diminui a velocidade da reação química. Pode ser chamado também de veneno de catalisador ou anticatalisador. Antigamente era chamado de catalisador negativo.

PRESENÇA DE INIBIDORES -> AUMENTA ENERGIA DE ATIVAÇÃO -> DIMINUI A VELOCIDADE DA REAÇÃO QUIMICA

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com