TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenario Economico

Dissertações: Cenario Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

Como Analisar o Cenário Econômico Brasileiro

Publicado em 26 de março de 2014 por Diego Wawrzeniak | 436 Replies

Você não precisa ser um economista para entender um pouco melhor o cenário econômico brasileiro. Neste artigo vou explicar algumas coisas que irão ajuda-lo a entender o que está acontecendo na economia e quais as perspectivas para o cenário econômico futuro.

Ao contrário do que pode parecer para muita gente, a economia não é um bicho de sete cabeças. Como explicado pelo economista-chefe da Órama Investimentos, Álvaro Bandeira, no eBook sobre os “Cenários Econômicos do Brasil”, existem algumas variáveis fundamentais para entendermos o que está acontecendo e definirmos quais os rumos futuros que a economia brasileira poderá seguir.

Estas variáveis são:

Inflação

Taxa de Juros

Câmbio

Produção Industrial e Nível de Emprego

Contas Externas

Vamos entender cada uma destas variáveis, como elas atuam sobre a economia e, como exemplo prático, vamos utilizar a análise realizada por Álvaro Bandeira:

(O eBook gratuito sobre esta aula está disponível para download aqui.)

5 importantes variáveis no cenário econômico

1. Inflação

Atualmente esta é a variável central na economia brasileira, uma vez que toda a política monetária (nível da taxa de juros) está orientada sobre ela.

Já expliquei em um outro artigo a relação entre inflação e taxa de juros. Desta vez vou me deter na importância de acompanhar os movimentos da inflação para entender os possíveis caminhos da economia.

Como o Banco Central define a taxa de juros quase que exclusivamente com base no nível da inflação, acompanhar a inflação nos permite saber se o juros têm maior probabilidade de aumentar ou diminuir.

Além disso, a inflação é primeiramente um indicador de aquecimento da economia, de modo que uma alta da inflação aponta que a economia está produzindo além do potencial permitido por sua capacidade produtiva (infraestrutura, mão de obra, etc), variáveis que falaremos mais adiante.

Inflação na prática:

Álvaro Bandeira explica no eBook cenários econômicos do Brasil, que o Banco Central teve que aumentar a taxa de juros pela primeira vez em meses, uma vez que a inflação já estava em um nível acima da meta considerada tolerável.

Portanto, é de se esperar que ainda devem ocorrer novos aumentos enquanto as taxas de inflação não começarem a diminuir. E por outro lado, podemos também perceber que a possibilidade de ocorrerem reduções nos juros no curto prazo é muito remota.

inflação no cenário econômico brasileiro

fonte: eBook Cenário Econômico do Brasil, Órama Investimentos

2. Taxa de Juros

Como vimos, a taxa de juros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com