TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenário E Perspectivas Zona Franca De Manaus

Ensaios: Cenário E Perspectivas Zona Franca De Manaus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

Cenários e Perspectivas

O reconhecimento da eficácia do modelo da Zona Franca de Manaus foi marcada pela aprovação da Emenda Constitucional nº. 42 de 2003, estendendo até 2023 a vigência dos incentivos fiscais estabelecidos pelo Decreto-Lei nº. 288/1967.

Com isso a Suframa realinhou o seu Planejamento Estratégico em 2003 com o fim de atrair novos investimentos, aumentar o estoque de competências tecnológicas, formular políticas para o aproveitamento econômico da biodiversidade, ampliar canais de exportação, desenvolver um comércio ativo com vizinhos amazônicos e dinamizar 0 comércio junto a Comunidade Andina e com o Mercosul.

Ao realizar um balanço, foi identificado que a ZFM acumulou estoque de competências tecnológicas dando condições de competir com o plano internacional. Formando um elenco empreendedor de executivos e empresários brasileiros cobiçados em qualquer economia desenvolvida.

Estudos técnicos realizados pelos professora Norlela Ariffin e Paulo N. Figueiredo, que compararam o desenvolvimento de competências tecnológicas nas indústrias eletroeletrônicas de Manaus e da Malásia, classificaram como enganosas e equivocadas as afirmativas sobre “maquiagem” na indústrias eletroeletrônica da ZFM.

O desenvolvimento da capacidade tecnológica corresponde a uma das diretrizes estratégicas definidas pela Suframa para fortalecer a competitividade estrutural e fundamentar as bases do desenvolvimento regional numa perspectiva de médio e longo prazo.

Definem-se na composição desse sistema, alianças estratégicas que estão capacitando o Pólo Industrial de Manaus a desenvolver tecnologias inovadoras em áreas como software, biotecnologia e nanotecnologia, essenciais para apoiar a implementação da política industrial e garantir a inserção internacional dos produtos do PIM.

A Suframa decidiu inciar antes de 2007 uma revisão crítica do Planejamento Estratégicos de 2003 para responder dois grandes desafios: o fortalecimento o sistema local de Ciência, Tecnologia e Inovação e a identificação de alternativas para induzir o desenvolvimento regional em bases sustentáveis.

A biotecnologia e o turismo são as principais atividades econômicas apontadas como alternativas viáveis para o desenvolvimento sustentado. O esforço contínuo que a Suframa torna o Centro de Biotecnologia da Amazônia uma referência para a região, bem como o apoio da instituição ao incremento do turismo, por meio de investimentos na infra-estrutura do setor, em diversos municípios.

Uma das atribuições da Suframa é estimular a formação de ambiente propício para que as instituições de ensino e pesquisa acompanhem o processo de inovação tecnológica, fomentando debates e apoiando a formação de capital intelectual.

O CT-PIM é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, instituída em 7 de fevereiro de 2013, com o principal objetivo de consolidar o desenvolvimento do Pólo Industrial de Manaus, criando uma base de gestão tecnológica que possibilite a geração ou transferência de tecnologia avançada e a sua utilização estratégica para a formação de clusters sinérgicos.

O CT-PIM deverá transformar Manaus em um centro competitivo de produção classe mundial, destacando-se como referência nacional na área de formação de recursos humanos qualificados e especializados em pesquisa aplicada, inovação tecnológica, empreendedorismo e gestão de programas de inteligência competitiva (informação econômica, mercadológica e tecnológica e gerenciamento em banco de dados).

A necessidade de apoio tecnológico para atender às demandas do parque fabril da Zona Franca de Manaus evidenciou-se em 1976, quando o superintendente Aloísio Campelo assinou acordos de cooperação técnica com o Grupo Executivo Interministral de Componentes e Materiais (Geicom) para desenvolver os estudos e pesquisas que resultariam na implantação do programa de nacionalização da produção industrial. Rui Lins criou a Fucapi, inspirado nos parques tecnológicos e em parceria com Geicom, a FUA, a Fieam e Cieam.

A Fucapi firmou-se como importante centro de análise, pesquisa e inovação tecnológica e hoje possui em sua estrutura mais de duas dezenas de laboratórios especializados, um dos quais, dedicado a análises GSM (Global System for Mobil), era em 2004 um dos três existentes, no gênero, em todo o mundo. Além dele, havia um na Alemanha e outro na China.

Em 2006 inicou a implantação de um laboratório de alta tecnologia que se dedicará à produção de circuitos integrados no Pólo Industrial de Manaus, fazendo a convergência da microeletrônica com a biotecnologia.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com