TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação tecnológica na indústria brasileira

Artigo: Inovação tecnológica na indústria brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Artigo  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Anhanguera em Santa Catarina

Curso de Graduação em Administração

Disciplina de Desenvolvimento Econômico

Aluno Tiago Jair Vieira

Atividade de Autodesenvolvimento:

Aula-tema 02: Projeto de Desenvolvimento para a América Latina

- Inovação tecnológica na indústria brasileira no passado recente. Uma resenha da literatura econômica: Esse texto trata sobre a inovação e desenvolvimento no Brasil, a partir da década de 90, o desempenho das empresas atuantes no país em matéria de P&D, geração de tecnologias e inovação em processos e produtos. Constatou-se segundo o texto que no Brasil investe-se pouco em P&D, o aprendizado é ‘passivo’, as inovações são ‘defensivas’, o sistema de inovações é fragmentado e imaturo, se comparado internacionalmente. No nosso país coube ao Estado o papel de identificar a inovação como um tema prioritário para o desenvolvimento. Os recursos naturais também são considerados um forte propulsor de inovação, especificidades não só de recursos naturais, como também de mercado, parecem explicar boa parte das mudanças introduzidas pelas empresas estrangeiras. Inovação é um tema bastante difundido através do sistema universitário, o que tende a formar um universo de pesquisadores dotado de massa crítica, portanto a comunicação entre pesquisadores ainda possui deficiências aqui no Brasil.

- Saúde no Brasil: Algumas questões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS): O texto trata sobre a saúde da população brasileira e as mudanças ocorridas no SUS pós Constituição de 1988, são abordados aspectos como o aumento da efetividade do SUS, através de reorientação do modelo de atenção. Comenta que o Brasil encontra-se em uma posição epidemiológica intermediária. Já que em países com condições de saúde superiores as vigentes no Brasil, as taxas de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis são bem mais elevadas. Segundo o texto o que causa maior perplexidade não são as doenças crônicas, degenerativas, não transmissíveis, e sim o crescimento das sequelas, principalmente as decorrentes de agressões e acidentes de trânsito. O grande desafio é obter condições de um acompanhamento mais efetivo e transparente do comprometimento dos recursos públicos para o SUS.

- O Brasil e seus vizinhos na América do Sul: Segundo o texto, a proximidade geográfica entre países pode provocar antagonismos ou ajudar a promover aproximações econômicas, nos países da América do Sul isso ocorreu com a aproximação entre Brasil, Argentina, Chile e por fim o México e acabou criando a ALALC, mas nada comparado a integralização tão marcante da Europa Ocidental. No que se refere à aproximação econômica entre os países da América do Sul, esse sempre foi um assunto visto pelos governantes com interesse, mas ao mesmo tempo com cautela.

- O comércio na América do Sul e oportunidades para o Brasil: O texto faz um mapeamento das relações comerciais da América do Sul – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela - para identificar oportunidades para o Brasil. O Brasil é um parceiro extremamente importante para a Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai. É digno de destaque o fato de as indústrias de maior conteúdo tecnológico apresentarem uma participação maior nas exportações dos parceiros para o Brasil do que nas vendas para os demais parceiros. Na direção oposta, são na maioria provenientes de terceiros mercados as importações das indústrias de alta tecnologia realizadas pelos países da América do Sul. A identificação de gargalos, de deficiências de infra-estrutura, sobretudo de transporte, além de itens com potencial de comércio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com