TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cepal Aula Tema 2 Ava

Casos: Cepal Aula Tema 2 Ava. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Introdução Página 03

Temas e propostas atuais da

CEPAL para o Brasil – Aula tema 02 Página 04

Conclusão Página 06

Referências Página 07

Introdução

O CEPAL (Comissão econômica para América Latina e Caribe) é uma instituição que visa interpretar a evolução da economia na América Latina, e foi a primeira em propor políticas e estratégias para promover o crescimento econômico viável através de coletas, gráficos, tabelas para que desta forma possam chegar a conclusões aceitáveis tendo em vista ter um diagnóstico fiel à realidade.

Temas e propostas atuais da CEPAL para o Brasil – Aula tema 02

No Primeiro texto é um estudo através de uma revisão da literatura brasileira sobre inovação e desenvolvimento a parti da década de 90, visando sistematizar o pensamento gerado no Brasil a respeito das características e determinantes do desempenho das empresas atuantes no país em matéria de P&D, e pode se constatar que no Brasil se investe pouco em P&D, o aprendizado é passivo e as inovações são defensivas, o sistema de inovações é fragmentado e imaturo que permaneceu em marcha lenta devido as baixas taxas de crescimento interno, mas com a abertura do mercado nos anos 90 os investimentos estrangeiros a inovação se torna um tema prioritário, e devido ao comercio internacional a uma necessidade de inovação por parte de uma nova estrutura para dar suporte a um novo mercado interno especialmente pelo interesse das instituições públicas, federais e estaduais, assim como o engajamento na realização de pesquisas de instituições que representam os interesses do empresariado industrial no processo de inovação. Tal processo é difundido através do sistema universitário, tende a formar um universo de pesquisadores dotado de massa crítica.

Em relação a Saúde no Brasil podemos destacar o papel do estado na criação do SUS sistema Único de Saúde que tem se destacado perante outros países mas a a preocupação em relação ao crescimento das sequelas das diferentes formas de violência inclusive as decorrentes de acidentes de transito

Em relação aos vizinhos na América do Sul a história mostra q a proximidade geográfica pode promover aproximações econômicas negociadas. A experiência da América do Sul é intensa devido a magnitude dos conflitos históricos como a guerra do Paraguai a guerra do Pacífico etc. Esta foi a relação de aproximação econômica entre os países esse sempre foi um assunto pelos governantes com interesse, mas ao mesmo tempo com cautela. Mas foi a partir da metade do século XX que o hemisfério Sul tem seus primeiros movimentos de um início de aproximação entre Brasil, Argentina e Chile mais interesse por parte do México e mais adesão de outros países. O resultado foi a assinatura do tratado de Montevidéu em 1960 que criou a ALALC. Os agentes econômicos interessados nessa aproximação sempre tiveram problemas com as infraestruturas diversas e com as mudanças frequentes nos processos negociadores e no caso do Brasil dificuldades as diferenças de idiomas.

Em relação ao comércio da América do Sul o Brasil é um parceiro extremamente importante para Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai. Em 2005 a Participação brasileira chegou a 36% do total exportado pela Bolívia e 18% do Paraguai. Contudo, é bastante reduzido o comércio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com