TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Certificações Digitais

Artigos Científicos: Certificações Digitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA

Certificações de qualidade e gestão ambiental

TÍTULO

Certificação de qualidade: Um caminho para a sustentabilidade

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Discutir se as certificações de qualidade contribuem para a sustentabilidade do planeta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Discutir o termo certificação de qualidade;

• Analisar o conceito de sustentabilidade;

• Fazer uma relação entre certificação de qualidade e sustentabilidade ambiental.

JUSTIFICATIVA

Atualmente a necessidade de se cuidar do meio ambiente é uma consciência global. Neste contexto, as organizações em especial, perceberam que dedicar-se a uma gestão voltada ao meio ambiente e através de iniciativas direcionadas à qualidade, podem garantir além de um retorno econômico considerável, também uma melhor sustentabilidade para o planeta.

Trata-se de um tema atual e de relevância importância tanto para a sociedade como para a empresa moderna que procura equilibrar lucratividade e preservação ambiental, vida saudável e ambiente sustentável.

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

Segundo Dallas (2009), ao adotar políticas com foco na gestão ambiental, as empresas alcançam um grande diferencial competitivo, pois conquistam mais consumidores, que atualmente estão a procura organizações conscientes, e ainda através de suas ações de qualidade favorecem a sustentabilidade do planeta.

Ainda Andrade et. Al (2002) esclarece que a proteção ambiental deixou de ser uma função unicamente de proteção à natureza para se tornar uma função administrativa e de gestão, uma vez que através de procedimentos, normas e medidas adequadas aos padrões ambientais as organizações reduzem significativamente os danos e impactos ambientais.

Paula e Melhado (2001), ressaltam que a qualidade é um fator de competitividade cada vez mais utilizado pelas empresas, pois possibilitam redução de custos, diferenciação de seus produtos, imposição de mercado, eficiência, melhor economia e desenvolvimento sustentável.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Arnaldo Rosa. Planejamento Estratégico: Formulação, Implementação e Controle. Blumenau, 2002.

DALLAS, Nick. Como tornar sua empresa ecologicamente responsável: 24 lições para superar os desafios do aquecimento global. Rio de Janeiro, Sextante, 2009.

PAULA, A. T.; MELHADO, S. B. Impacto potencial da versão 2000 das normas ISO 9000 na gestão e certificação da qualidade. Fortaleza. UFC-UNIFOR, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com