TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cervejaria

Tese: Cervejaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Tese  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Este artigo tem como objetivo analisar o sistema de Distribuição das grandes Indústrias Cervejeiras, visando identificar os fluxos e as atividades que envolvem a operação. A metodologia utilizada foi o Mapeamento de Processos, onde primeiramente foi feito uma representação dos níveis dos canais da Distribuição e posteriormente, através de um fluxograma interfuncional, foram detalhadas as funções e tarefas do sistema.

Palavras-chave: Mapeamento, Distribuição, Cerveja.

Mapping process of the distribution beer

Abstract

This article aims to analyze the system of Distribution of the large breweries, to identify the flows and activities involved on the operation. The methodology used was the Mapping of Processes, which the first step was a representation of the levels of channels of distribution and then were detailed the functions and tasks of the system through a cross-flowchart.

Key-words: Mapping, Distribution, Beer.

1 Introdução

A Logística tem experimentado um crescente desenvolvimento de conceitos tanto teóricos quanto práticos devido a sua importância em todos os aspectos da sociedade. Uma de suas atividades, a Distribuição de Produtos, é um processo que representa um grande desafio para muitas empresas pelo nível de detalhes que envolvem esta operação.

O Mapeamento de processos é uma técnica que tem como objetivo detalhar atividades, de forma que se possa visualizar minuciosamente as operações e então promover os reparos ou avanços necessários para a melhoria de um sistema.

Um dos objetivos do sistema de Distribuição Cervejeiro é disponibilizar a bebida para mais de um milhão de pontos de venda, onde 70 % se caracterizam por pequenos estabelecimentos como bares, mercearias e padarias.

Estes números se constituem num forte entrave para alguns fabricantes do setor. Em 2006 o empresário José de Souza Cintra, sócio majoritário da Cervejaria Cintra, se dispôs a renunciar a sua parte na empresa, alegando que manter os canais de distribuição representava uma das dificuldades de alavancar suas vendas (OMIRANTE 2006).

Neste contexto, o presente artigo apresenta um mapeamento do processo de distribuição das grandes Indústrias Cervejeiras. Primeiramente foi abordado um breve panorama do Setor Cervejeiro seguido da caracterização da Logística de Distribuição de Cerveja e por fim traz a abordagem do Mapeamento de Processos.

2 Setor Cervejeiro

No Brasil, a produção da cerveja teve início com a chegada dos imigrantes que fabricavam a bebida de forma artesanal. Em 1846 surge a primeira linha produtiva em Nova Petrópolis (Rio Grande do Sul) com denominação de Ritter, sendo a pioneira do ramo. Entre os anos de 40 a 80 houve expansão do setor, surgindo diversas fábricas no Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (CERVEJASDOMUNDO, 2008).

Segundo dados da LAFIS (2008) o volume de produção no país em 2007 foi de 10,3 bilhões de litros o que equivale ao consumo per capita de 56,7 litros por ano. As perspectivas de crescimento de consumo para o ano de 2009 são de 3,4% que representará um faturamento de R$ 27 bilhões.

A concentração das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com