TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Criminal

Dissertações: Ciencia Criminal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Introdução ao Estudo da Segurança Pública

Curso: Tecnologia em Segurança Pública

Professor:

Nome do aluno:

Data: 18/02/2012

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. O início do século XX é o cenário em que impera nas organizações de segurança pública, principalmente nas polícias, o modelo que depois passaria para a história denominado de polícia política (...) a fase denominada de polícia política foi substituída por volta de 1910 pelo que ficou conhecida como fase profissional. Com base nesta afirmação descreva quais as mudanças promovidas pelo período denominado de reforma e em que estas têm influenciado em nossos dias nas ações de segurança pública? (2,0 pontos)

As principais mudanças foram: estruturação dos órgãos policiais, orientados pelos princípios da burocracia, profissionais de carreira com atribuições previamente definidas em uma estrutura hierarquizada, na qual poderiam fazer progressão pelos critérios da antiguidade e do merecimento, diminuindo a influencia política .

2. O que é ordem pública? Descreva alguns mecanismos e órgãos responsáveis à manutenção da ordem destacando uma ação efetiva nesta área. (2,0 pontos)

Ordem pública é normalidade de do Estado Jurídico, uma situação de tranqüilidade e harmonia no funcionamento das instituições, com os cidadãos respeitando e cumprindo as normas jurídicas.

3. Destaque as escolas de polícia e comente uma delas descrevendo uma situação que possa exemplificá-la. (2,0 pontos)

Escola anglo saxônica: voltada a identificação de autoria de crime para punir o criminoso, especializada em investigação criminal, não tem como prioridade os princípios de Policia Comunitaria. Podemos afirmar que que esta escola tem ainda forte influência em quase todas as polícias no Brasil,

Escola Oriental: voltada a comunidade, a policia faz parte da comunidade, a vida da sociedade é mantinda sob controle por meio da persuasão, aconselhamento e ajuda, tem foco não somente ao combate ao criminoso, mas sim no tratamento Proativo da crime. Podemos citar como exemplo de influencia desta escola as UPP no rio.

4. Descreva a atuação do Ministério Público e da Magistratura no Ciclo de Persecução Criminal. (2,0 pontos)

No acontecimento de um ilicito penal o Ministério Público com base na atuação da Polícia Judiciária, oferece denúncia, porém pode oferecer denúncia por iniciativa própria, A denuncia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com