TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cimento Resistente A ácidos

Trabalho Escolar: Cimento Resistente A ácidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  1.731 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Esta pesquisa apresenta como tema central Cimento Resistente à ação ácida. O objetivo do trabalho é descrever o comportamento e a importância desta resistência na construção civil. A água é responsável por grande parte dos problemas das edificações devido sua acidez, assim a proteção das estruturas contra infiltrações de água é condição mínima e necessária a qualquer edificação. A aplicação de sistemas de alta resistência tem como função principal proteger a edificação, permitindo um aumento de vida útil da construção.

Quanto à metodologia utilizada, tratou-se de uma pesquisa cunho exploratório, com pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, sendo possível aprender um pouco mais sobre o universo do cimento resistente a ação ácida.

Palavras Chaves – Cimento resistente à ação ácida, aplicações e propriedades físicas e mecânicas.

1 – INTRODUÇÃO

Argamassas são constituídas por materiais com propriedades de aderência e

endurecimento obtido através da mistura de aglomerantes, agregado miúdo e água, podendo ser empregados aditivos. As Indústrias Cimenteiras na última década sofreu grande mudança quando o assunto é a durabilidade do concreto, pois os ataques químicos e ambientais acontecem quando o cimento é de baixa resistência ácida.

Logo a preocupação com a resistência do concreto, a durabilidade é o enfoque deste trabalho. A norma NBR 6118/2003, “Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento”, em função da durabilidade de estruturas de concreto. Além de abordar a segurança estrutural e sua funcionalidade, agora trata também da durabilidade da estrutura.

.

2 - OBJETIVO

Realizar revisão bibliográfica acerca do cimento resistente à ação ácida. Relacionar os tipos de propriedades física e mecânica, bem como a descrição dos procedimentos normalizados pela ABNT.

3 - EVOLUÇÂO HISTÓRICA

O cimento (derivada do latim cæmentu) é um material cerâmico que, em contato com a àgua, produz reação exotérmica cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica. É o principal material de construção usado como aglomerante. É uma das principais commodities mundiais, servindo até mesmo como indicador econômico.

Nas últimas décadas o homem vem buscando soluções a fim de proteger a vida útil das construções, no constante trabalho de resistir às infiltrações, ou seja, de proteger-se contra as intempéries: vento, neve, sol e chuva. A água é a grande vilã dos problemas das edificações, segundo levantamentos realizados junto a setores ligados à construção civil. Em cada um dos estados físicos da água (gasoso/líquido/sólido) ela tem um grau de agressividade.

Em 1786 inglês John Smeaton criou uma mistura resistente através da calcinação de calcário argilosa e mole. Esse é o marco da criação do cimento artificial. Em 1818, o francês Vicat obteve resultados semelhantes aos de Smeaton, pela mistura de componentes argilosos e calcários. Tempos depois, Em 1824, o construtor inglês Joseph Aspdin queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, após secar, tornava-se tão dura quanto às pedras empregadas nas construções. A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland

O Clínquer é o principal item na composição de cimentos portland, sendo a fonte de Silicato tricálcico (CaO)3SiO2 e Silicato dicálcico (CaO)2SiO2. Estes compostos trazem acentuada característica de ligante hidráulico e estão diretamente relacionados com a resistência mecânica do material após a hidratação.

A produção do clínquer é o núcleo do processo de fabricação de cimento, sendo a etapa mais complexa e crítica em termos de qualidade e custo. As matéria-primas são abundantemente encontradas em jazidas de diversas partes do planeta, sendo de 80% a 95% de calcário, 5% a 20% de argila e pequenas quantidades de minério de ferro.

4 - CARACTERIZAÇÃO

O cimento utilizado na composição do concreto deve ser escolhido de acordo com o volume a ser concretado, com o ambiente agressivo a que ele vai estar inserido, entre outros aspectos, de acordo com a Tabela 1:

CIMENTO CARACTERÍSTICAS

CP I Cimento Portland comum Pode ser empregado em qualquer elemento estrutural.

CP II Cimento Portland composto Existem variações, sendo:

CP II-E – com escória: baixo teor de hidratação, baixo calor de hidratação, tempo de início de pega mais tardio, mais durabilidade em meio agressivo.

CP II-Z – com pozolana: Tempo de início de pega mais tardio, melhor resistência aos sulfatos.

CP II-F – com filer.

CP III Cimento Portland de alto forno É o cimento Portland comum moído com escória de alto forno.

- baixo calor de hidratação;

- baixa resistência nas primeiras idades;

- aumento da resistência em idades maiores;

- tempo de início de pega mais tardio;

- apresenta boa resistência a ambientes agressivos.

CP IV Cimento Portland pozolânico - baixo calor de hidratação;

- apresenta boa resistência a ambientes agressivos;

- baixa resistência nas primeiras idades;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com