TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinesio

Trabalho Universitário: Cinesio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES AQUÁTICAS

UNIDADE I

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Atividades Aquáticas como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Raphael Sicuro Leite.

POLO CAMPINAS

2013

Questão 1 - Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?

Desde a Pré-história há vários indícios que justificam o contato do homem com o meio líquido, Andries Junior, Pereira e Wassal (2002) afirmam que na Pré-história nadar era um ato de sobrevivência na qual o homem ia em busca de seu alimento, ou mesmo se protegia do perigos oferecidos pelo meio terrestre.

Segundo Catteau, Garoff (1990) o ato de nadar remonta há nove mil anos antes da nossa era, através de um desenho que foi descoberto no deserto na Líbia em uma caverna, afirmando que já naquele período o homem possuía contato com a água.

Na Índia os soldados faziam a travessia do rio Eufrates através das braçadas clássicas. Há 3 mil anos, no Egito a natação era questão de orgulho para os nobres que tinham professores para seus filhos juntamente com os filhos dos reis. (ANDRIES JUNIOR; PEREIRA; WASSAL, 2002).

Ainda citando, Andries Junior, Pereira e Wassal (2002) o Período Clássico (500-338 a.C.), nadar era uma atividade importante, quem não sabia era desprezado pela sociedade. Os soldados utilizavam essa atividade para obter sucesso na guerra. A prática esportiva era também um meio de formação do ser humano, os espartanos, de ambos os sexos, tomavam banho obrigatório pela manhã, como medida de caráter.

Na Idade Média perdeu-se o interesse pela água, pois se acreditava que poderia provocar epidemias. Na Renascença fez-se renascer o interesse pela água através de publicações que ensinavam a nadar. No período entre 1740 e 1750 a água é vista como um indicador social. A partir de 1830 a prática de natação passa a ter importância na formação das crianças.

Podemos ver que desde a Pré-história a água e o homem tem uma relação que vai desde a sobrevivência até um status social, podendo definir o caráter de uma pessoa.

Questão 2 - Com base nas informações estudadas, trace a trajetória histórica do desenvolvimento do ato de nadar e da natação. Associe a esta linha histórica os principais pensamentos associados ao nadar e à natação.

Como vimos, o meio líquido esta ligado ao homem desde a pré-história, onde o ato de nadar era apenas para sobrevivência, com o tempo há mais ou menos 3 mil anos o ato de nadar passa a ser visto como um status, pois era somente os filhos dos nobres e dos reis que tinham professores para aprender a nadar. Já no período clássico ela era uma atividade militar e esportiva muito importante para a sociedade, que a considerava um meio de formação do ser humano, pois quem não sabia nadar era desprezado.

Durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com