TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circuitos elétricos

Projeto de pesquisa: Circuitos elétricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

LABORATÓRIO DE FÍSICA

FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL 2 - 3ª EXPERIÊNCIA

ENGENHARIA AMBIENTAL E DE PRODUÇÃO

ASSUNTO: CIRCUITOS ELÉTRICOS

Professor: Milton Fogaça Data :__________

Técnico de laboratório : Lucas

ALUNO:____________________________________________________

ALUNO:____________________________________________________

ALUNO:____________________________________________________

ALUNO:____________________________________________________

ALUNO:____________________________________________________

ALUNO:____________________________________________________

ALUNO:____________________________________________________

ALUNO:____________________________________________________

CIRCUITOS ELÉTRICOS

ÍNDICE

Objetivo 03

Introdução 03

Resumo 05

Materiais e Métodos 05

Resultados 06

Conclusão 07

Bibliografia 08

Apêndice 08

OBJETIVO

O objetivo do presente experimento é introduzir os elementos básicos constituintes de circuitos elétricos simples, construir circuitos de corrente contínua e realizar medidas de tensão e de corrente elétrica. Mediante as medições realizada de tensão e corrente, deve-se defrontar os valores obtidos teoricamente com os valores obtidos na prática e com isso discutir os possíveis resultados.

INTRODUÇÃO

De uma maneira geral, denomina-se circuito elétrico o conjunto de caminhos que permitem a passagem de corrente elétrica, no qual aparecem outros dispositivos elétricos ligados a um gerador. Estes dispositivos podem ser os mais diversos: resistores, capacitores, diodos, receptores e etc.

Pelo circuito, percorre uma corrente elétrica. A corrente elétrica pode ser definida como um fluxo ordenado de elétrons (ou portadores de carga). Sabe-se que microscopicamente os elétrons se comportam de maneira caótica em um material ôhmico. Para organizar o fluxo de elétrons há a necessidade de uma fonte de tensão (ou diferença de potencial). Analogamente a mecânica, a tensão força os elétrons a se ordenarem no sentido de diminuição da energia (estabilidade). Por definição, o sentido da corrente elétrica é contrário ao sentido de movimento dos elétrons.

Matematicamente a intensidade de corrente elétrica é definida por:

Convencionou-se a representar a intensidade de corrente elétrica pela letra i. A unidade de i no SI é o Ampére (A). Para representar a tensão elétrica utiliza-se a letra U. A tensão elétrica é medida em Volts (V).

Tensão (U) e intensidade de corrente elétrica (i) se relacionam pela equação:

onde: R  Resistência Elétrica

A maioria dos circuitos elétricos usa dispositivos elétricos chamados de resistores. Os resistores possuem uma resistência a tensão que obedece ao gráfico a seguir:

Existem diversos tipos de resistores, os mais comuns são os resistores de carvão (utilizados no experimento) que se identificam por um código de cores que é conhecido comercialmente. A resistência é medida em ohms (Ω).

Os resistores podem ser associados de diferentes formas:

• SÉRIE:

Na associação de resistores em série, dois ou mais resistores são ligados, de modo que só tenham em comum um único ponto par. Neste tipo de ligação, a corrente percorrida por todos os resistores da associação é a mesma. Neste tipo de associação, a resistência equivalente é sempre maior que qualquer das resistências individuais. Matematicamente, obtém-se a resistência equivalente através da equação:

Esquematicamente, uma associação em série representa-se por:

• PARALELO

Na associação de resistores em paralelo, dois ou mais resistores são ligados de modo que todos estejam ligados ao mesmo nó. Neste tipo de associação, a corrente elétrica que percorre os resistores é diferente (1ª Lei de Kirschoff).

Matematicamente, obtém-se a resistência equivalente através da equação:

Representa-se uma associação de resistores em paralelo de acordo com o esquema:

Tensão e intensidade de corrente elétrica podem ser mensuradas. A tensão é medida com o voltímetro e intensidade de corrente elétrica é medida com o amperímetro. Cada um dos aparelhos tem sua peculiaridade e posição para serem montados no circuito. O amperímetro deve ser ligado em série. Por esse motivo, um amperímetro ideal deve ter resistência interna nula. O voltímetro deve ser ligado em paralelo. Aliado a esse motivo, concluiu-se que um voltímetro ideal deve apresentar resistência interna infinita.

RESUMO

O presente experimento consiste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com